Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Esportes

Canoagem de Cascavel continua superando as fronteiras

21 abr 2018 às 10:13
Por: Luciano Neves

Cascavel deve muito para a canoagem. Foi este esporte que colocou três atletas nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. E foi de Cascavel a primeira mulher a remar com as cores do Brasil em uma Olimpíada. Ana Paula Vergutz ostenta este feito inédito.

O fato é que a canoagem não para de trazer boas notícias para o esporte cascavelense. Ana Paula, Vagner Souta e Roberto Maehler são os três atletas que representaram Cascavel nos Jogos Olímpicos. Os três ainda buscam a presença nos Jogos Olímpicos de Tóquio daqui a dois anos. Eles podem encurtar esse caminho com a participação nos Jogos Sul-Americanos de 2018. Este evento será disputado nos dias 6 a 8 de junho, na cidade de Cochabamba, na Bolívia. A boa nova veio esta semana. A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) publicou em seu site uma circular com a convocação dos atletas para este evento continental. Na circular estão os nomes de Ana Paula Vergutz, Vagner Souta e Roberto Maehler.

Nessa circular, a CBCa ainda convocou os canoístas para que se apresentem na Raia Olímpica da Universidade de São Paulo (USP) para um período de treinamentos entre os dias 14 de maio a 02 de junho, como preparação para o Sul-Americano.

Que eles são excelentes atletas, não há contestação. O detalhe é que a convocação para a Seleção Brasileira não é apenas por acaso ou pela participação dos três nos Jogos Olímpicos do Rio. A presença dos três cascavelenses em Cochabamba foi conquistada. Os canoístas representaram o Clube de Regatas Cascavel (CRC) na Copa Brasil de Canoagem, evento que foi realizado em Curitiba, nos dias 7 e 8 de abril.

Outras notícias

Londrina/FEL/IPEC faz campanha histórica no atletismo e mantém a cidade no topo dos JAP’s

Flamengo se torna o primeiro clube do Brasil a valer R$ 5 bi; veja ranking

Transferência de Endrick para o Lyon trava com possível demissão de Alonso

Ana Paula venceu as quatro provas que disputou: K1 200, K1 500, K1 1000 e K1 5000 metros. Apesar de gostar de provas mais longas, para ela, o que interessava mesmo eram as provas mais curtas que são olímpicas. Com isso, ela vai representar o Brasil nos 200 e 500 metros, na Bolívia. “As provas de 500 e 200 eram as mais importantes porque valiam vagas para o Sul-Americano e são provas olímpicas. A gente já tinha feito uma preparação para a Copa Brasil, mas nossos treinamentos já estavam voltados para o Sul-Americano. A partir destes resultados, começamos a lapidar os trabalhos. Não tivemos tempo hábil para a Copa Brasil para trabalhar as provas curtas. Eu acredito que, no Sul-Americano, eu esteja mais lapidada e preparada para esta competição”, explicou ela.

Ana Paula falou ainda da sua preferência. “Das provas olímpicas, eu prefiro a de 500 metros que é um pouco mais longa e eu me sinto mais confortável. Com eu sou muito grande, as provas rápidas se tornam mais difíceis pra mim. Logo, o barco fica um pouco mais lento em virtude disso. Por isso, eu prefiro a prova de 500 metros”, explicou ela.

K1 1000

No masculino, a prova olímpica na canoagem de velocidade é o K1 1000 metros. E Cascavel tem os principais nomes do país nesta categoria. Vagner Souta, que participou dos Jogos Pan-Americanos e também dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, foi o vencedor na Copa Brasil, em Curitiba. Com isso, ele garantiu a presença no Sul-Americano. Ao lado dele, no pódio, estiveram Roberto Maehler, com presença garantida em Cochabamba, e o grandalhão Vitor Hugo Navarro.

 “Classifiquei no K1 1000 metros individual e agora vamos pela segunda vez para o Campeonato Sul-Americano”, disse. Vagner ainda lembrou de um detalhe que pode gerar um ônus para os remadores cascavelenses. “Lá tem a altitude, que influencia bastante na prova. Vai ser um país diferente e com um clima bastante diferente, bem mais frio. Com relação à altitude, eu tenho um pouco de experiência porque já competi no México, com bastante atitude também. Em Cochabamba vai ser um mistério”, disse ele.

Veja também

Relacionadas

Esportes
Imagem de destaque

Praia Clube e Osasco estreiam terça no Mundial de Clubes de Vôlei

Esportes
Imagem de destaque

Arrascaeta é escolhido como craque do Prêmio Brasileirão 2025

Esportes

Fim de temporada da Fórmula Truck em Cascavel consagra Diego Collet e Rafael Fleck

Esportes

Londrina conquista ouro no basquete masculino dos Jogos Abertos do Paraná

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Bombeiros resgatam homem de 39 anos após 10 minutos submerso no Lago Igapó

Cidade
Londrina e região

Casal é flagrado em ato obsceno em plena luz do dia no Bosque Central de Londrina

Cidade
Londrina e região

Urgente: homem em surto faz refém e mobiliza polícia na zona oeste de Londrina

Cidade
Londrina e região

Juiz de Cambé é investigado por manter residência em Miami, nos Estados Unidos

Cidade
Londrina e região

Jovem de 21 anos morre em confronto com a Polícia Militar na zona norte

Podcasts

Podcast Pod Tah | EP 38 | Os Desafios do Empreendedorismo | Fernanda Garcia

Podcast PodFala com a Tai | EP 6 | Música, carreira e paixão | Vinni Simão

Podcast Arte do Sabor | EP 1 | Azeite: benefícios que você precisa conhecer | Dâmaris Cortez

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.