O Cascavel irá defender a liderança do Campeonato Paranaense na abertura da nona rodada. O time visita o Azuriz neste sábado (19), às 19 horas, no Estádio dos Pioneiros. Na última quarta-feira, a Serpente Aurinegra venceu o Independente São Joseense por 2 a 1. Esse resultado confirmou a classificação matemática para as quartas de final do Estadual com três rodadas de antecedência. A meta agora é administrar essa posição e defender a liderança. No entanto, na próxima terça-feira (22), o Cascavel terá um dos jogos mais importantes da temporada. O time estreia na Copa do Brasil e recebe a Ponte Preta. Como garantiu a classificação antecipada, a tendência é que atue contra o Azuriz com um time misto. Até porque, o técnico Tcheco tem sete desfalques. Ele não conta com Fabrício Bigode e Tiarinha, que estão lesionados e já ficaram de fora do jogo do meio de semana. Robrinho, Doka, França e Giaretta estão suspensos. Os quatro atletas estavam pendurados e forçaram o terceiro cartão amarelo contra o Independente. Vinicius Balotelli foi expulso e terá que cumprir suspensão. O próprio Tcheco foi punido com o cartão vermelho na confusão que se formou. Com isso, o auxiliar-técnico Zé Luiz comanda a equipe neste sábado contra o Azuriz. Apesar de ter um time bastante desfalcado, Zé Luiz afirma que o Cascavel quer manter o bom momento e a liderança. Por isso, vai em busca da primeira vitória como visitante no Estadual. “Eu penso que a gente não pode se acomodar, temos que sempre pensar grande e somar o maior número de pontos possíveis. Assim, vamos trazer as vantagens para dentro de casa, que é o nosso forte, junto com o torcedor”, disse o auxiliar-técnico, Zé Luiz.
O adversário do Cascavel não passa por um bom momento no campeonato. O Azuriz foi superado pelo Rio Branco por 2 a 0 no meio de semana e está ameaçado pelo rebaixamento. O time é o nono colocado com sete pontos, três a mais que União e Paraná, que estão na zona da degola. Depois da derrota no meio de semana, o clube anunciou a demissão do treinador.
Mudança
A CBF alterou o horário da partida entre Cascavel e Ponte Preta pela primeira fase da Copa do Brasil. A partida será na terça-feira (22), às 21h30, e não às 19 horas como marcado anteriormente. O confronto é em jogo único. O Cascavel precisa vencer para avançar, enquanto a Ponte Preta joga pelo empate.
Números
A rodada do Campeonato Paranaense tem mais um jogo neste sábado (19). Único invicto na competição, o Athletico-PR recebe o Cianorte, às 19 horas, na Arena da Baixada. O Furacão vem de um empate contra o Coritiba e o Leão do Vale atropelou o Paraná Clube por 3 a 0. O duelo é um confronto direto, já que ambos estão com 14 pontos. Aliás, o Campeonato Paranaense mostra um equilíbrio pleno após oito rodadas. O Cascavel é o único matematicamente classificado com 17 pontos e lidera o certame. A Serpente Aurinegra é a equipe que mais venceu com cinco vitórias em oito jogos. O Coxa aparece na segunda posição com 15. Operário, Cianorte, Londrina e Athletico-PR estão todos com 14 pontos. O Furacão é o sexto colocado porque perde para os concorrentes no número de vitórias. E O Tubarão, atual campeão estadual, embolou a tabela de classificação com a vitória por 4 a 2 sobre o União. Neste domingo (20), o Londrina tem outro confronto direto e visita o Operário, no Germano Krüger. O Londrina agora tem um dos artilheiros do Estadual. Douglas Coutinho marcou contra o União e alcançou Igor Paixão, do Coxa, ambos com quatro gols.
O Fantasma liderou boa parte do Estadual. Mas completou três jogos sem vitória e perdeu fôlego. Mas ainda é dono do melhor ataque da competição com 13 gols. Já o invicto Furacão tem a melhor defesa com apenas três gols sofridos.
Na parte de baixo, vem a zona do desespero. Além do Azuriz, nono colocado com sete pontos, outros três times correm esse risco. Obviamente, o risco de queda é maior para Rio Branco, que tem seis pontos, para União e Paraná Clube, hoje integrantes da zona maldita com quatro pontos. Os três últimos são os times que mais perderam: seis derrotas em oito jogos. União e Rio Branco têm as piores defesas do campeonato com 16 gols sofridos. E o lanterninha Paraná Clube é dono do pior ataque com apenas três gols marcados.