A temporada de 2019 começou de maneira oficial para o time de handebol juvenil masculino de Cascavel/AC5. A estreia dos garotos do técnico Cézar Casagrande foi no último fim de semana, quando a equipe disputou a etapa de abertura do Campeonato Paranaense juvenil, em Toledo. Na primeira etapa, foram dois jogos: uma vitória emblemática sobre o tradicional Campo Mourão por 24 a 15 e uma derrota para o também tradicional Londrina por 21 a 13. O Estadual é uma competição que ocupa boa parte do calendário do time cascavelense. Outra competição longa, que é prioridade dos comandados de Cézar Casagrande é a Copa Oeste de handebol.
Por se tratar de uma competição um pouco mais local, logo, Cascavel é colocada entre as favoritas ao título. No ano passado, o time ficou com o vice-campeonato. E neste fim de semana, inicia a busca pelo pentacampeonato. Para arrancar bem na competição, os garotos querem aproveitar o fator casa, já que a primeira etapa será em Cascavel. O time fará dois jogos neste sábado (06). O primeiro deles será às 12 horas contra Mariluz. Depois, às 17 horas, o duelo será contra Foz do Iguaçu. Neste domingo (07), mais dois confrontos. Às 11 horas, enfrenta Corbélia. E fecha a participação na etapa contra Toledo, às 16 horas. Todos esses jogos serão no ginásio da Neva. Além deste local, a etapa da Copa Oeste terá partidas no ginásio do São Cristóvão. Ao todo, serão 24 partidas neste fim de semana.
Casagrande projeta um bom início na competição regional, tomando como base as duas partidas realizadas no Estadual. “Os resultados que obtivemos, de certa maneira surpreendentes, em Toledo, foram muito satisfatórios. Enfrentamos Londrina, que é a atual campeã brasileira, e Campo Mourão, que é uma ótima equipe do Estado, ambas da primeira divisão dos Jogos da Juventude do Paraná, é bom salientar isso. Estamos com uma equipe boa, mantendo atletas da cidade, oriundos das nossas escolinhas e sempre friso isso. Sempre temos pouco dinheiro comparado a outras equipes e outras modalidades. Mas temos condições de ficar entre os quatro primeiros colocados do Sub-18. E dentro da Copa Oeste tem várias equipes que também disputam o Sub-18. A Copa Oeste é muito forte também e nossa meta também é ficar entre os quatro primeiros colocados. Já nessa primeira etapa teremos grandes embates com equipes tradicionais. Teremos bons jogos e uma boa competição. Cascavel, neste sábado e neste domingo, vai respirar handebol”, disse Cezão.
Feminino
A equipe de handebol feminino juvenil de Cascavel também entra em quadra pela Copa Oeste neste fim de semana. Serão quatro partidas, duas no sábado e mais duas no domingo. Os dois duelos deste sábado (06) serão contra Mariluz, às 11 horas, e Foz do Iguaçu, às 16 horas. Domingo (07), os confrontos serão contra Iporã, às 10 horas, e Toledo, às 15 da tarde. As meninas do técnico Marcos Galhardo têm tradição na Copa Oeste e o time inicia a busca pelo 16º título do torneio. Aliás, Marquinhos está com a edição de 2018 engasgada na garganta. No ano passado, a equipe cascavelense perdeu o título nos segundos finais do jogo e teve que se contentar com o vice-campeonato.
As meninas venceram os dois primeiros jogos no Campeonato Paranaense de handebol. A equipe fez 30 a 12 em Toledo. E 36 a 8 em Jardim Alegre. Este ano, Cascavel também foi campeã da Copa Ubiratã de handebol.