A Série D do Campeonato Brasileiro tem a presença de 64 equipes. Apenas três delas chegam na última rodada da fase de grupos sem perder. Duas, inclusive, se enfrentam neste sábado (04). Os classificados Joinville e FC Cascavel jogam às 15 horas, na Arena Joinville, em Santa Catarina, pela última rodada do Grupo 8. O FC Cascavel é o primeiro colocado na chave com 27 pontos. Em 13 jogos, teve sete vitórias e seis empates. O Joinville aparece logo abaixo com 25 pontos. Nos mesmos 13 jogos, a equipe catarinense tem seis vitórias e sete empates. A partida irá decidir a primeira posição no Grupo 8 e a Serpente Aurinegra tem a vantagem de jogar pelo empate. Portanto, é só se manter invicta que termina a fase de grupos em primeiro lugar. O terceiro time que ainda não foi derrotado na Série D é o Castanhal, que lidera o Grupo 1 com 33 pontos e é dono da melhor campanha da competição.
Mas, em se tratando de invencibilidade, nem Castanhal, nem Joinville, e nem um outro time das quatro divisões do futebol brasileiro, tem uma invencibilidade tão longa quanto a do FC Cascavel. Contra o Athletico-PR, na última quarta-feira, no jogo de ida das semifinais do Campeonato Paranaense, o time do técnico Tcheco alcançou a marca de 22 jogos sem perder. A Serpente Aurinegra não sabe o que é uma derrota há quatro meses e meio. A última, e única derrota no ano, foi no dia 15 de abril quando o FC Cascavel foi superado pelo Avaí por 2 a 0. Ou seja, este jogo serve de alerta para Tcheco, já que a única derrota do ano foi para um catarinense. E hoje, o FC Cascavel fecha a fase de grupos contra um representante de Santa Catarina.
Aliás, esse mesmo Joinville foi o responsável por um dos resultados ‘amargos’ para o FC Cascavel. As duas equipes iniciaram a jornada nesta Série D no dia 05 de junho, no Estádio Olímpico, pela primeira rodada. Na ocasião, o FC Cascavel havia aberto 3 a 0 no placar com gols de Carlos Henrique e dois de Léo Itaperuna. Mas o Joinville buscou o empate nos 15 minutos finais com gols de Yann Rolim, Junior Fialho e Chrystian.
Escalação
Na Série D, o FC Cascavel vem de uma importante vitória por 2 a 0 sobre o Marcílio Dias. No jogo do sábado passado, Tcheco já escalou o time projetando a partida contra o Furacão pelo Estadual. E neste sábado deverá repetir a estratégia. Com isso, o goleiro Ricardo deverá ser poupado e Luis Augusto ganha outra chance no time titular. Aliás, ele teve uma atuação destacada no jogo da rodada anterior. Afonso, que foi o autor dos dois gols contra o Marcílio, tem presença garantida contra o Joinville, já que terá que cumprir suspensão contra o Athletico-PR na próxima quarta-feira (08). Robinho, um dos destaques do time nesta temporada, também deve encara o Joinville já que fica de fora do jogo contra o Furacão pelo mesmo motivo de Afonso: acúmulo de cartões amarelos. Robinho é o artilheiro do time na Série D com oito gols e também é o goleador do FC Cascavel no Estadual com seis. Portanto, é o principal artilheiro da equipe de Tcheco na temporada com 14 gols. Léo Itaperuna é o vice-artilheiro com doze. Aliás, ele alimenta um pequeno jejum e completou seis jogos sem balançar as redes. A tendência é que ela seja preservado no jogo contra o Joinville, pois será o principal nome de frente no jogo contra o Furacão pelo Estadual. “Entramos em uma fase da temporada em que só serão jogos decisivos, foi assim contra o Athletico, será assim contra o Joinville, apesar do Cascavel já estar classificado, vale a liderança. Na próxima quarta-feira é o jogo de volta da semifinal do Paranaense e depois tem o mata-mata da Série D. Muito provavelmente vamos poupar jogadores contra o Joinville, pensando também no Athletico que passa a ser nossa meta mais importante no momento”, disse o técnico Tcheco.
Em jogo
Todos os quatro jogos do Grupo 8 serão realizados neste sábado (04), às 15 horas. Tirando FC Cascavel e Joinville, que já estão classificados, quatro equipes lutam pelas duas vagas restantes. Duas delas fazem um confronto direto, já que estão com 17 pontos. O Caxias, terceiro colocado, recebe o Juventus, que aparece na quarta posição, no Estádio Centenário. Quem vencer se classifica. E um empate pode colocar as duas equipes na segunda fase. A situação um pouco melhor é a do time gaúcho que tem dois gols de saldo. Logo abaixo vem Esportivo e Marcílio Dias, ambos com 15. O Esportivo recebe o eliminado Rio Branco na Montanha dos Vinhedos. E pode construir o saldo que necessita contra o lanterninha. O Esportivo avança em caso de uma vitória simples, desde que o jogo entre Caxias e Juventus tenha um vencedor. Se essa partida terminar empatada, avança quem tiver mais saldo. Situação semelhante vive o Marcílio Dias, do técnico Paulo Foiani. No entanto, a classificação é mais improvável. A combinação de resultados é um pouco mais complexa. Além da vitória, precisa que o duelo entre Caxias e Juventus tenha um vencedor. E ainda precisa de um tropeço do Esportivo. Nessa chave, quatro times podem terminar com os mesmos 18 pontos. Portanto, para ter condições, o Marcílio precisa derrotar o Aimoré por goleada para construir saldo de gols.
Grupo 7
O Cianorte tem boas possibilidades de avançar para a segunda fase. O Leão do Vale joga pelo empate contra a classificada Portuguesa, às 15 horas, no Estádio Albino Turbay. A Lusa lidera a chave com 23 pontos e o Cianorte é o terceiro colocado com 19. Deste grupo sai o adversário do FC Cascavel. E é possível que se forme um duelo de paranaenses já na segunda fase.
A Série D tem 22 equipes matematicamente classificadas. A última rodada irá definir os últimos classificados, bem como todos os confrontos da segunda fase.