O histórico dos confrontos entre Cascavel e Azuriz ainda é recente. Os dois times fizeram apenas três jogos com uma vitória para cada lado e um empate. Destes, foram dois jogos pelo Campeonato Paranaense nas edições de 2021 e 2022, e um pela Série D. Neste domingo (05), os dois times fazem o quarto jogo neste retrospecto. E este tem tudo para ser o mais importante de todos, um jogo com cara de decisão, mesmo sendo válido pela oitava rodada da Série D do Campeonato Brasileiro. Isso porque, o vencedor do duelo irá assumir a liderança isolada no Grupo A8. E dará um passo importante rumo à próxima fase. Os dois times se enfrentam às 15 horas, no Estádio dos Pioneiros em Pato Branco.
No domingo passado, as duas equipes se enfrentaram no Estádio Olímpico Regional, no primeiro encontro entre eles por uma competição nacional. Foi a primeira vez que o Azuriz atuou no Olímpico. E venceu por 2 a 0, com gols de Wellisson, em cobrança de pênalti, e Pedrinho. O resultado fez o time de Pato Branco assumir a liderança do Grupo A8 com 14 pontos, mesma pontuação do Cascavel, que liderava o certame com folga antes de sofrer a primeira derrota.
Ambos iniciaram a oitava rodada dividindo a liderança, mas foram ultrapassados pelo Caxias, que venceu o Próspera por 1 a 0 na abertura da rodada e assumiu a liderança provisória com 16 pontos. Isso significa que, quem vencer o clássico deste domingo, irá assumir a liderança isolada. Em caso de empate, ambos ficarão na segunda posição na tabela, com o grupo bastante embolado. O Aimoré empatou sem gols com o lanterna Juventus e se manteve na quarta posição com 13 pontos.
O Cascavel irá jogar em Pato Branco ‘mordido’ pela derrota do domingo passado. Mas confia no bom retrospecto na casa do adversário. Os dois jogos pelo Estadual foram no Estádio dos Pioneiras, onde a Serpente Aurinegra nunca perdeu e nunca sofreu gols. Na estreia dos dois times no Campeonato Paranaense do ano passado, o Cascavel venceu por 1 a 0, gol de Carlinhos, no dia 11 de março. Neste ano, no dia 19 de fevereiro, também pelo Estadual, empate sem gols e o Cascavel jogou com time reserva.
O Azuriz está invicto em casa nesta temporada pelas competições nacionais. Nesta Série D, a Gralha Azul fez quatro jogos ‘no ninho’ com três vitórias e um empate. Já na Copa do Brasil foram mais três jogos, com duas vitórias e um empate.
Já no Campeonato Paranaense, o Azuriz fez seis jogos em casa com três vitórias, um empate e duas derrotas. Ou seja, o time do sudoeste não perde como mandante desde o dia 13 de fevereiro, quando foi superado por 2 a 0 pelo Athletico-PR. As vitórias foram significativas, já que o Azuriz superou os dois finalistas do Estadual: 3 a 0 sobre o Maringá e 1 a 0 sobre o campeão Coritiba. O empate no Estadual foi justamente contra o Cascavel.