Esportes

O fim da era Nei Victor no Cascavel Futsal?

12 nov 2018 às 15:02

A temporada de 2018 terminou para o Cascavel Futsal. No sábado (10), o time fez a partida de volta das quartas de final do Campeonato Paranaense da Chave Ouro e ficou no empate em 2 a 2. Fez um bom jogo e teve chances de sair vitorioso do embate. Chegou a estar na frente no placar em duas ocasiões, com gols de Canhoto e Jorginho. Mas permitiu o empate do Marreco, que marcou duas vezes com Sinoê. Não é necessário ser um especialista no assunto para saber que a Serpente Tricolor perdeu a vaga nas semifinais dentro de casa, quando foi derrotada por 5 a 3 para o mesmo Marreco no jogo de ida das quartas de final. Com a eliminação, a temporada terminou mais cedo para o Cascavel Futsal.

O Cascavel Futsal caiu diante do Marreco. Foto José Delmo Menezes Júnior 

Em 2018, foram três competições oficiais em disputa: Liga Nacional, Campeonato Paranaense da Chave Ouro e Jogos Abertos do Paraná (Jap’s), torneio em que representou o município de Cascavel. Na Liga, passou apertado pela primeira fase e caiu nas oitavas de final. Terminou o torneio em 16º lugar. Na Chave Ouro, a campanha na primeira fase não foi tanto conturbada. Só que não se classificou como gostaria. A queda nas quartas de final deixou o time em sexto lugar na classificação geral. O Cascavel Futsal pode até terminar em quinto lugar, dependendo do que acontecer nos outros confrontos. E nos Jogos Abertos, ficou com a medalha de bronze.

Nesta temporada, o Cascavel Futsal fez 52 jogos. Foram vinte vitórias, sete empates e 25 derrotas, um aproveitamento de 42,9% que mostra bem que o pentacampeão estadual está fora do cenário dos principais clubes do Paraná na atualidade. Desde que chegou à final pela última vez, em 2014, o Cascavel Futsal caiu nas quartas de final da Chave Ouro em três ocasiões. Só no ano passado figurou entre os quatro melhores ao chegar nas semifinais. Porém caiu para o mesmo Marreco. O detalhe é que, em 2017, a Serpente Tricolor tinha apenas a Chave Ouro como prioridade e não disputou a Liga Nacional. O Marreco se tornou o primeiro semifinalista da Chave Ouro. Ainda busca o título estadual e tudo indica que vai formar o ‘Clássico das Penas’ na próxima fase. O adversário das semifinais sai nesta terça (13). O atual campeão Pato Futsal recebe o Umuarama, às 20 horas, no ginásio Dolivar Lavarda, para o jogo de volta das quartas de final, e só precisa de um empate para consumar a vaga, já que venceu o jogo de ida, em Umuarama, por 1 a 0. O Pato ainda conseguiu uma histórica classificação para as semifinais da Liga Nacional ao superar o Corinthians por 4 a 2, no último sábado.

Futuro

Nei Victor comanda o Cascavel Futsal há 22 anos. Mas pelo que tudo indica, a era de Nei Victor à frente do Cascavel Futsal está chegando ao fim. Soube, de fonte segura, que a diretoria da ADECCA (Associação Desportiva e Cultura de Cascavel), entidade que faz a gestão do Cascavel Futsal, já havia definido o perfil do novo treinador antes mesmo do primeiro duelo contra o Marreco de Francisco Beltrão. Esse perfil seria de um treinador jovem com experiência de jogos de peso como da Liga Nacional. Cassiano Klein, técnico que treinou o Joaçaba de Santa Catarina nesta temporada, tem todos estes requisitos.

O nome de Klein foi ventilado por estas bandas. E deverá ser colocado em pauta em uma reunião que está programada para o fim da tarde desta terça-feira (13) com membros da diretoria. Esta manhã, essa mesma fonte afirmou que a mudança é 99% certa. O 1% que resta para a definição depende apenas da assinatura do novo treinador. De acordo com algumas especulações, o próprio Nei Victor já teria procurado novos ares. Não há nada oficial, mas tudo indica que ele deve comandar o Toledo Futsal, em 2019. 

A semana que mal começou vai ser decisiva para o Cascavel Futsal. Não em termos de títulos, já que não tem mais nada em disputa nesta temporada. Mas sim em termos de definições para o futuro do clube.