A relação do Cascavel Futsal com a Liga Nacional começou em 2006. Depois da conquista do tricampeonato estadual, um ano antes, a diretoria optou por voos um pouco mais ousados. E colocou a Serpente Tricolor para disputar a competição nacional pela primeira vez. Naquele ano, a campanha no Paranaense da Chave Ouro até ficou sacrificada em função da presença na Liga. Agora, treze anos depois, o Cascavel Futsal inicia mais uma participação na Liga Nacional. A jornada inicia nesta sexta-feira (05) contra o Corinthians, às 21h15, no ginásio Wlamir Marques, em São Paulo.
Esta será a décima participação da Serpente Tricolor na competição. Mas até hoje o Cascavel Futsal foi um mero coadjuvante. De 2006 para cá, só ficou fora das edições de 2008, 2012, 2014 e 2017. E nas nove participações, as melhores campanhas foram realizadas em 2011, quando caiu nas quartas de final ao ser eliminado pelo Santos e terminou com a sétima posição, e 2013, quando foi eliminado na mesma fase do torneio para a Intelli e ficou com o oitavo lugar.
As últimas participações na Liga não foram boas. Nos anos de 2015 e 2016, não passou da primeira fase. E no ano passado, conseguiu se classificar para as oitavas de final na última posição. Mas foi eliminado pelo Joinville no mata-mata.
Se bem que o atual Cascavel Futsal é bem diferente daquele time que perdeu para o Joinville no ano passado. Como ocorreu em 2006, a diretoria também fez sacrifícios para que o time passe a ser protagonista na Liga. Fez investimentos na comissão técnica e no elenco. E Cassiano Klein irá comandar o Cascavel Futsal pela primeira vez no torneio. O treinador até cita o sétimo lugar de 2011, mas não estabelece como meta superar aquela marca. Mas reconhece que, pelo esforço que foi feito para estruturar o time, o Cascavel Futsal tem condições de figurar entre os gigantes do Brasil. “A gente, quando veio para Cascavel, tinha o objetivo de montar um grupo competitivo. Então, isso tira um pouco a meta de terminar a Liga Nacional em primeiro, segundo terceiro, quarto... Mas hoje a gente precisa saber que o cenário nacional é muito disputado. E o Cascavel Futsal está começando uma transição nova. Teve uma remontagem de uma equipe e vamos enfrentar o time do Corinthians, que tem um grupo que está há três anos jogando junto, e tem um plantel muito forte. Nós estamos apenas iniciando o trabalho mas somos ambiciosos e temos excelentes jogadores desse lado, com condições de almejar coisas grandes. Mas vamos fazer isso com cautela, com inteligência, para não gerar uma frustração, mas eu acredito muito no nosso grupo”, disse Klein.
Desfalques
O grupo comandado por Cassiano Klein é forte. Porém, o treinador já terá baixas importantes para este primeiro jogo da Liga Nacional. Na segunda-feira, o Cascavel Futsal venceu o Campo Mourão por 3 a 2, pelo Paranaense da Chave Ouro. Mas nessa partida, o pivô Diego, um dos mais importantes reforços do time para esta temporada, com vasta experiência na Liga Nacional, sofreu uma lesão na coxa e fica de fora
Além dele, Éder, que estreou oficialmente na segunda-feira, também sofreu uma lesão e fica de fora. Cassiano Klein já sabia que não poderia contar com Wilsinho. O ala esteve na campanha do vice-campeonato do Atlântico de Erechim na Liga Nacional de 2018. E Edimar é outro atleta que pode ficar de fora da partida.
Apesar desses desfalques, o técnico do Cascavel Futsal seguiu apostando na força do elenco. “São jogadores de altíssimo nível. Mas temos um grupo forte, mas temos uma equipe competitiva, independente de quem esteja na quadra. Já senti isso contra o Campo Mourão. A equipe teve muita luta e muita intensidade. Claro que vamos ter momentos mais duros durante o ano. Mas estamos trabalhando arduamente todos os dias”, disse Cassiano, ao lembrar que o Cascavel Futsal esteve atrás no placar diante do Campo Mourão e conseguiu a virada.
Timão
O confronto contra o Corinthians, campeão da Liga Nacional em 2016, não se desenha dos mais fáceis para o Cascavel. Este ano, o Timão já faturou a Supercopa de futsal, em Francisco Beltrão, e conquistou o direito de disputar a Copa Libertadores da América de futsal. O último duelo entre as duas equipes ocorreu no dia 26 de maio, em Santa Tereza do Oeste. A Serpente Tricolor perdeu por 3 a 1.
Histórico do Cascavel Futsal na Liga Nacional
2018 – 16º lugar (eliminado nas oitavas de final)
2017 – não participou
2016 – 17º lugar (caiu na primeira fase)
2015 – 17ª lugar (caiu na primeira fase)
2014 – não participou
2013 – 8º lugar (caiu nas quartas de final)
2012 – não participou
2011 – 7º lugar (caiu nas quartas de final)
2010 – 15º lugar (caiu na primeira fase)
2009 – 13º lugar (caiu na primeira fase)
2008 – não participou
2007 – 17º (caiu na segunda fase)
2006 – 11º lugar (caiu na segunda fase)