Esportes

O Paraná vai ter um novo campeão no futsal

15 dez 2018 às 11:10

O futsal do Estado do Paraná vai conhecer um novo campeão. Foz Cataratas e Marreco de Francisco Beltrão fazem, neste sábado (15), o primeiro jogo da grande final do Campeonato Paranaense da Chave Ouro. O duelo será às 16h55, no ginásio Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu. Por ter melhor campanha na fase inicial, o Marreco adquiriu o direito de fazer o jogo de volta da final em casa. O segundo confronto entre os dois times está marcado para a próxima quarta-feira (19), às 18h55, no ginásio Arrudão, em Francisco Beltrão.

A cidade de Foz do Iguaçu teve seu apogeu no futsal paranaense entre os anos de 1996 a 2001. Neste período, o Foz Futsal, que está inativo hoje, faturou três edições da Chave Ouro. Na ocasião, rivalizou com o São Miguel, que também levantou três taças neste mesmo período e hoje se encontra na segunda divisão estadual.

O Foz Cataratas surgiu depois e conseguiu chegar nas semifinais no Estadual na edição de 2015. Só que o atual representante da fronteira fez elevados investimentos para participar da Liga Nacional nos dois últimos anos. Inclusive, foi semifinalista do torneio nacional em 2017.

Na Chave Ouro, o Foz Cataratas terminou a fase inicial em quarto lugar. Depois, passou pelo Campo Mourão nas quartas e despachou a surpresa Matelândia nas semifinais, na dramaticidade dos pênaltis. Em 28 jogos, o Foz teve 14 vitórias, cinco empates e sofreu nove derrotas. O time da fronteira marcou 88 gols e sofreu apenas 57 gols. Daniel Feitosa, com 19 gols, é o principal artilheiro do time da fronteira. Só que o Foz, do técnico Cigano, tem um importante desfalque para o primeiro jogo da final. O time não poderá contar com o ala Jamur, que está suspenso. O jogador conquistou dois títulos do Paranaense da Chave Ouro. O primeiro foi em 2014 com o Guarapuava. E no ano passado fez parte do elenco do Pato Futsal, que foi campeão paranaense.

Marreco

O Marreco conseguiu algo que era considerado improvável na última quarta-feira ao despachar o rival Pato Futsal nas semifinais. Isso em virtude da excelente performance do time de Pato Branco, que ainda é o atual campeão paranaense. O Pato havia ganhado tudo este ano. Na campanha do inédito título da Liga Nacional despachou o Marreco nas oitavas de final. Os dois times voltaram a se enfrentar nas semifinais do Estadual e reviveram a decisão de 2017. Depois de dois empates (1 a 1 em Francisco Beltrão e 3 a 3 em Pato Branco), o Marreco conseguiu a vitória nas penalidades máximas por 5 a 3. Na fase anterior, o time de Francisco Beltrão foi o algoz do Cascavel Futsal. Ao todo, o Marreco fez 28 jogos no Estadual, com 18 vitórias, cinco empates e cinco derrotas. A grande virtude do Marreco é o ataque. O time do técnico Paulinho Gambier foi o time que mais balançou as redes na competição com 108 gols. Sol Sales e Sinoê são os principais goleadores da equipe com 13 gols. Na Chave Ouro, o Marreco sofreu 57 gols.

Fórmula de disputa

A fórmula de disputa da grande decisão da Chave Ouro continua a mesma das fases anteriores e da edição de 2017. Para ser campeão, a equipe finalista precisa somar quatro pontos em dois jogos, uma vitória e um empate. Em caso de uma vitória para cada lado, independente do placar, a decisão do título será nos pênaltis. E em caso de dois empates, também haverá decisão nas penalidades, como ocorreu na final do ano passado entre Marreco e Pato.

Os dois finalistas vivenciaram a experiência dos pênaltis antes da final inédita. O Foz passou pelo Matelândia e o Marreco despachou o Pato Futsal dessa forma. Nesta edição, o Paranaense da Chave Ouro teve 168 jogos. Foram marcados 939 gols, uma média de 5,5 por partida.

Número de conquistas

O Cascavel Futsal continua sendo o maior campeão paranaense com quatro conquistas, seguido por São Miguel com quatro títulos, e Foz Futsal, com três (estes dois times não fazem parte da Chave Ouro). O Guarapuava também é tricampeão, porém, foi rebaixado para a Chave Prata nesta temporada. O tricampeão que restou na Ouro foi o Marechal. O Umuarama segue como bicampeão. E a cidade de Pato Branco tem dois títulos, um com o Atlético Patobranquense, em 2006, e outro com o Pato Futsal, no ano passado. O Clube Curitibano foi o primeiro campeão da Chave Ouro em 1995.


Todos os campeões

1995 – Clube Curitibano

1996 - Foz Futsal

1997 - Foz Futsal

1998 - São Miguel

1999 - São Miguel

2000 - São Miguel

2001 - Foz Futsal

2002 - São Miguel

2003 - Cascavel

2004 - Cascavel

2005 - Cascavel

2006 - Atlético Patobranquense

2007 - Umuarama

2008 - Umuarama

2009 - Marechal

2010 - Guarapuava

2011 - Cascavel

2012 - Cascavel

2013 – Marechal

2014 - Guarapuava

2015 - Guarapuava

2016 - Marechal

2017 - Pato Futsal