A retomada do automobilismo brasileiro no ano passado começou em Cascavel com uma etapa da Copa Truck, no fim de junho. Depois disso, no início de outubro, a categoria dos brutos retornou para o Autódromo Zilmar Beux para correr ao lado da Stock Car.
Neste ano, o calendário das principais categorias do país tem seguido de maneira normal, porém, todas as etapas não têm a presença de público. A Copa Truck volta para Cascavel neste fim de semana a o traçado cascavelense irá experimentar algo novo: a categoria dos ‘monstros das pistas’ terá uma rodada dupla com duas etapas. Ou seja, serão duas corridas neste sábado (17), válidas pela terceira etapa. A largada da primeira será às 15h10 da tarde. Na sequência, às 15h45 será a Corrida 2. O treino classificatório que define o grid de largada, que estava programado para as 8 horas, foi adiado em virtude da neblina.
No domingo (18), uma nova etapa inteira, com treino classificatório às 8h50, largada da primeira prova às 14h10 e, na sequência, será a corrida 2 às 15h30.
No último fim de semana, Cascavel sediou a etapa da Stock Car com clima quente em pleno inverno. Isso não irá acontecer neste fim de semana nas duas etapas da Copa Truck. No entanto, com as temperaturas mais baixas, os ‘monstros’ sofrem menos. “Quanto maior o calor, pior para os caminhões, então por esse lado está bom. Estamos curiosos para ver o desempenho dos novos pneus, pois esta será nossa primeira etapa realmente fria em 2021 e em condições normais eles são espetaculares”, conta o bicampeão Beto Monteiro, relembrando que a categoria passou por Goiânia e Interlagos até o momento, ambas as etapas realizadas com temperaturas acima dos 25ºC. Monteiro esteve em Cascavel no último fim de semana e participou da etapa da Stock Car.
Quem está na parte de cima da tabela de classificação quer ‘zelar’ pelos pontos e administrar a liderança. Casos do paranaense Wellington Cirino, líder do campeonato com 68 pontos, e de seu companheiro de equipe, André Marque, que aparece na segunda posição com 64. “Precisamos coordenar tudo muito bem por conta da rodada dupla. Será muito desgastante para pilotos e equipamentos. É uma pista que gosto muito e procurar fazer o maior número de pontos possível sempre pensando no campeonato” afirma Wellington Cirino
Retrospecto
No retrospecto de Cascavel, em oito corridas já disputadas no local, a Mercedes-Benz possui mais vitórias com quatro, contra três da Volkswagen e uma da Iveco. Cirino, Beto Monteiro e Valdeno Brito são os maiores vencedores, subindo no alto do pódio duas vezes, contra uma de Giuliano Losacco e Paulo Salustiano. Por outro lado, nenhum piloto conseguiu repetir a pole, com Felipe Giaffone, André Marques, Leandro Totti (de volta após ser ausência em Interlagos) e Cirino possuindo uma cada.
COPA TRUCK
Classificação
1 Wellington Cirino - 68
2 André Marques -62
3 Felipe Giaffone - 52
4 Valmir Benavides - 46
5 Jaidson Zini - 44
6 Luiz Lopes - 42
7 Paulo Salustiano - 38
8 Adalberto Jardim - 36
9 Roberval Andrade - 31
10 Beto Monteiro - 29