A meta do Taekowndo de Cascavel era desbancar os anfitriões de Londrina na fase final dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s). As disputas ocorreram no último fim de semana, no norte do Estado. Cascavel ficou no quase, porém, garantiu uma boa posição no pódio. A equipe feminina ficou com a segunda posição na classificação geral. E o masculino havia ficado com o quarto lugar. Mas depois de uma revisão dos resultados, o time subiu um degrau e abocanhou o terceiro lugar. Ao todo, Cascavel conquistou cinco medalhas de ouro, quatro de prata e três bronzes. Londrina foi campeão geral no Taekwondo e ficou com o primeiro lugar tanto no masculino quanto no feminino.
Entre os atletas de Cascavel, destaque para quem conquistou a medalha dourada. Ana Bueno e Carlos Henrique Matos foram campeões no Poomsae. Geovane Camargo, Fabiana Santiago e Jaíne de Almeida garantiram o ouro nas lutas. Fabiana comemorou o feito de faturar o tricampeonato nos Jojup’s. “Eu fiz três lutas e consegui ser tricampeã dos Jogos”, disse ela. “Foi um resultado bem expressivo. Sabíamos que Londrina era muito forte, mas conseguimos bater a nossa meta que era ficar entre os três primeiros colocados”, explicou o técnico Ricardo Zimmer.
De um modo geral, o treinador enalteceu a importância da disputa dos Jojup’s para os jovens atletas. “Esse é um evento importante porque se trata da base. Pegamos desde os atletas das faixas coloridas até os faixas pretas. Eles vão se formando para participar de competições maiores”, disse.
Copa Paraná
O tempo de curtir as conquistas dos Jogos da Juventude foi bem curto para os atletas do técnico Ricardo Zimmer. Eles já têm outra competição importante pela frente. A partir desta sexta-feira (27) até domingo (29), o Taekwondo de Cascavel disputa a Copa Paraná, a segunda competição mais importante do Estado, ficando apenas atrás do Campeonato Paranaense. O torneio será no município de Saudade do Iguaçu. “Todos estão se preparando para esta competição, que será seletiva para a Copa do Brasil de Taekwondo, que será em Natal no Rio Grande do Norte”, explicou Zimmer.