Disputar uma competição nacional é um privilégio para poucos. Cerca de 30 lutadores de Cascavel vão participar do Campeonato Brasileiro de Kickboxing, no Rio de Janeiro. O evento inicia neste sábado (04), na Arena Carioca 1, que recebeu os Jogos Olímpicos de 2016, e irá se estender até a próxima terça-feira (07). Alguns destes atletas já chegaram na capital carioca. Outros ainda estão na estrada, caso da equipe do técnico Rony Belanson.
Mas para todos os representantes de Cascavel, o Campeonato Brasileiro de Kickboxing tem uma importância ainda maior. Ele será classificatório para o Campeonato Sul-Americano da modalidade, que será em Cascavel, no fim do ano. Ou seja, serve de 'trampolim' para uma competição de peso ainda maior. E os cascavelenses querem ter o privilégio de competir em casa. Para isso terão que triunfar na competição nacional no Rio de Janeiro. Para competir no Brasileiros, estes atletas foram campeões no Campeonato Paranaense de Kickboxing, que foi realizado em Laranjeiras do Sul.
Luta
Rony Belanson está levando cinco lutadores para o Rio de Janeiro. A filha Maria Heloísa Belanson, a 'Sinistrinha', Thiales Gabriel Kaiser, Matheus Benetis Dahmer, Guilherme Bueno e Maylon Anacleto Boleto. A meta do treinador é classificar todos eles para o Sul-Americano. "Quando veio o Campeonato Paranaense, a gente intensificou o treinamento. E fez o mesmo nos dias que antecederam o Brasileiro. O fato de ter o Sul-Americano em Cascavel motiva ainda mais os lutadores. O Campeonato Sul-Americano, em si, já chama muito a atenção do atleta. Então vamos com o 'sangue nos olhos' para buscar essa classificação. E agora tendo a oportunidade de ser na nossa cidade, queremos pegar todas as classifiações possíveis para ter uma equipe bem forte em Cascavel", disse.
Vitória
A pequena Vitória Camargo Botelho Alves, de dez anos, tem pouca idade. Mas tem muita história nas artes marciais. E irá competir no Brasileiro depois de ter faturado duas medalhas de ouro no Campeonato Paranaense. Além dela, a Academia It's Time Fight terá a presença do treinador da atleta, Valdecir Nunes Martins, e de Jonathan Vendrame, que é um dos principais nomes do Kickboxing de Cascavel.