Política

A Polêmica transferência do Monsenhor Gafá

13 dez 2017 às 09:14

A transferência do pároco Monsenhor Bernard Gafá 78 anos, da Catedral de Londrina está gerando polêmica na igreja católica. Os paroquianos elaboraram uma carta relatando a trajetória de Gafá e sua obra e legado aos fiéis.

O manifesto ressalta que o monsenhor já está em idade avançada e não teria condições para assumir outra paróquia. Gafá está na Catedral há 30 anos.

A decisão de transferir os Padres com mais de seis anos em suas paróquias é determinação do novo Arcebispo de Londrina Dom Geremias Steinmetz seguindo o que preconiza o direito canônico.

A medida causou descontentamento entre os fiéis. Outros arcebispos tentaram, mas não efetivaram a transferência do sacerdote. Dom Geremias comunicou Gafá no dia 8 de novembro numa conversa em rápida na própria catedral. Gafá tem até esta quinta-feira (14) para responder.

A transferência de padres é comum nas paróquias. Pessoas próximas de Gafá contam que desde o dia que recebeu a notícia, o pároco está triste e chora com certa frequência.

O arcebispo Dom Geremias – que assumiu a arquidiocese -  deve conceder entrevista coletiva sobre o caso na sexta-feira. Importante ressaltar que o arcebispo tem autonomia e autoridade para tanto, no entanto, criou-se um clamor popular pela permanência de Gafá.

Resta saber se a autoridade maior da igreja católica em Londrina irá ceder à pressão do povo ou seguirá a norma estabelecida no direito canônico.

Caso seja confirmada, Monsenhor seria indicado para assumir a paróquia Imaculada Conceição na rua Belo Horizonte. Mas também há possibilidade dele decidir pela volta a terra onde nasceu – a Ilha de Malta.

(Reportagem: Ticianna Mujalli/TV Tarobá)