A governadora e candidata à reeleição Cida Borghetti (PP) anuncia nesta quinta-feira (4) a intervenção no pedágio no Paraná. A medida tem base nas investigações da operação integração da força Tarefa da Lava Jato e nas denúncias de corrupção no DER apuradas pelo GAECO.
O blog apurou que dois coronéis da reserva devem ser os interventores. O Ato da governadora, no entanto, não deve reduzir tarifas. Os valores só serão alterados se houver decisão judicial.
Há dias, Cida pediu à Procuradoria Geral do estado que solicitasse informações da Lava Jato para mover ação pedindo redução de tarifas. A suspeita dos investigadores é que os aditivos e degraus aplicados pelas concessionárias teriam servido para pagar propina a agentes públicos.
O ato de Cida é também uma tacada eleitoral. Já que pelas pesquisas nem haveria segundo turno no Paraná. A decisão também lembra o que o ex-governador Jaime Lerner fez em 1998. Só que naquela ocasião Lerner baixou unilateralmente as tarifas para ganhar o pleito. As concessionárias foram à Justiça e reduziram pela metade o cronograma de obras.
Os detalhes dessa intervenção o Tarobá News vai publicar durante o dia.