Política

E aí prefeito, vai demitir a mulher do Emanoel?

20 abr 2018 às 17:48

O prefeito Marcelo Belinati está novamente numa rota de colisão com o Ministério Público. O promotor do GEPATRIA, Renato de Lima Castro, expediu uma recomendação administrativa ao executivo para que exonere a advogada Mayra Gomes, esposa do Pastor Emanoel Gomes (PRB), que assumiu a vaga de Filipe Barros e votou contra a abertura da CP- Comissão Processante - contra Rony Alves (PTB) e Mário Takahashi (PV). Mayra ocupa cargo em comissão na secretaria de política para mulheres.

A recomendação administrativa traz implicitamente uma ameaça ao prefeito. Se não cumprir a determinação está sujeito a uma ação por improbidade administrativa. Na fundamentação, o promotor diz que as nomeações políticas e de parentes ferem princípios da administração pública. E cita uma súmula vinculante do STF que trata de nepotismo.

O promotor salienta que nomear parentes pode configurar troca de favores, o que ataca independência entre os poderes. Ou seja, como um vereador vai fiscalizar o executivo se tem o rabo preso?

O prefeito Marcelo Belinati tem 15 dias para decidir. A produção da TV Tarobá procurou a assessoria do prefeito, que ainda não respondeu. Já o pastor Emanoel Gomes (PRB) preferiu não comentar.