Política

Em debate: Ensino Público Superior, gratuito e de qualidade

16 nov 2021 às 14:51

Você quer que a Uel e as demais universidades públicas melhorem os indicadores de qualidade do ensino? Você também é daqueles que defendem o ensino público gratuito? Então marque esta data: 18/11/2021.

Será neste dia que haverá uma importante reunião entre reitores do PR e o senador Alvaro Dias (Podemos). A preocupação a que me referi, é pauta permanente da Alumni -Associação de Ex-Alunos da Universidade Estadual de Londrina.

E foi justamente a Alumni UEL, que articulou o encontro que será na quinta-feira (18), às 14h30, na sede da Apiesp, no Centro Cívico em Curitiba. Conforme a assessoria da Alumni os participantes vão discutirmais verbas para as instituições de ensino, que sofrem com o subfinanciamento e o déficit de docentes e funcionários técnico-administrativos.

A Alumni UEL pretende iniciar uma ampla campanha de adesão, não só de parlamentares que apoiam o ensino e a pesquisas públicas, como também de entidades civis, personalidades e ex-estudantes que se beneficiaram do ensino público, gratuito e de qualidade. 

O conselheiro-geral da Associação é o Ex prefeito de Cambé, ex-secretário de saúde do Paraná e de Londrina Gilberto Martin que destacou: “Pouco adiantam notas de repúdio. Precisamos tomar atitudes concretas. Vamos começar com o senador, mas a ideia é buscarmos mais parlamentares tanto do Senado como da Câmara Federal, mirando construir um amplo movimento partindo do Congresso Nacional”.

Na UEL, o corte anunciado afetaria fortemente a participação de estudantes em programas de pesquisa fundamentais. A Universidade tem 360 projetos financiados pelo CNPq. São 274 bolsistas de Iniciação Científica (IC), 34 de Iniciação Tecnológica (IT) e 52 bolsas Iniciação Científica/Ensino Médio (IC-EM) destinadas a projetos específicos, nas mais diversas áreas.

Segundo a pesquisa, cada real investido na UEL gera R$ 1,57 em renda do trabalho no Paraná e R$ 2,13 em valor agregado na economia do estado. A conclusão principal é que a Universidade tem consequências positivas a curto prazo na geração de emprego e renda, produzindo efeitos estruturais de desenvolvimento econômico e social.