O boletim focus do Banco Central divulgado nesta segunda-feira 13, mostra que o índice de inflação para 2021 (IPCA- Índice de Preços ao Consumidor Amplo), é de 8% (último estava em 7,58%). O boletim também eleva a projeção da Taxa Selic – a taxa básica de juros da economia de 7,75% para 8%.
Para 2022, o mercado prevê um arrefecimento na inflação prevista em 3,98%, no entanto, por se tratar de ano eleitoral, pode haver mudança nesse cenário. Tudo vai depender da temperatura política no Brasil e no mundo.
Em resumo significa dizer que os preços seguem em tendência de alta diminuindo o poder de compra da população. É importante lembrar que o IPCA não está presente apenas nos preços dos alimentos. O IPCA também é utilizado como referência para alguns tributos e até impostos.
Significa dizer que em muitas cidades o IPTU, ISS e outros podem ficar mais caros em 2022. Não bastasse isso, o início do ano também traz despesas com material escolar, uniforme, etc. Itens que também não vão escapar da remarcação de preços.
Já o IPVA- item importante no orçamento das famílias - sofre variação de acordo com o valor do veículo. Os de passeio – maior parte da frota – tem como referência a tabela FIPE. Isso implica dizer que se o seu carro teve valorização, o imposto vai subir também. No Paraná, a alíquota do imposto é de 3,5% sobre o valor do bem.