Política

IPTU: Belinati e entidades perto do consenso

26 set 2017 às 10:46

O prefeito Marcelo Belinati se reuniu ontem com representantes de entidades para discutir a planta de valores do IPTU. O blog apurou que Marcelo já pediu estudos para que a equipe técnica da fazenda, procuradoria jurídica e outros órgãos avaliem uma redução na alíquota. Na proposta original a alíquota parte de 0,8% sobre o valor venal.

As entidades que tem representantes da Acil, Sociedade Rural, OAB e outras, propuseram 0,5% e a administração rebateu com 0,65%. Mas qualquer alteração na matéria chegaria em forma de emenda ou substitutivo.

A câmara informou que o projeto está pronto, mas não está na pauta. No entanto, o líder do prefeito, vereador Péricles Deliberador faria o pedido de urgência para votação em primeiro turno na sessão desta terça feira (26).

A abertura de Marcelo Belinati confirma o que o TarobáNews tem publicado desde o início da polêmica sobre a planta. Ou seja, da forma original o projeto não passa. O presidente da Sociedade Rural do Paraná Afrânio Brandão explicou que o grupo de entidades acredita na equipe do prefeito.

Talvez essa confiança explique o silêncio do secretário da fazenda e do procurador Jurídico nos últimos dias. Às vésperas de votação de um projeto que vai mexer no bolso de 98% dos londrinenses, ninguém sabe ninguém viu.

Mas é preciso cautela. Não seria prudente discutir o reajuste do IPTU após a prestação de contas do segundo quadrimestre? A prestação de contas desta quarta feira vai mostrar um superávit de aproximadamente R$69 milhões. Mas quase tudo amarrado com folha de pagamento e outros compromissos “carimbados”. O resultado consolidado da situação financeira do município. No primeiro quadrimestre, o resultado consolidado mostrou 

Mesmo que a alíquota seja reduzida o imposto vai subir. Há quem defenda desconto ainda maior. Caberá a  Marcelo Belinati definir muito bem se esse aumento na receita será para beneficiar a cidade ou para atender Caapsml e o funcionalismo.

A TV Tarobá e o Taroba News vão acompanhar a sessão desta tarde a partir das 14h.