A partir do dia 3 de março o calendário eleitoral abre o prazo para a chamada Janela partidária. Isso significa que até o dia 1 de abril de 2022, parlamentares eleitos (deputado estadual e deputado federal) em 2018 poderão mudar de partido e disputar as eleições de outubro.
Em Londrina, pelo menos dois deputados vão aproveitar o período. Filipe Barros que está no PSL, e a Deputada Luisa Canziani que permanece no PTB, mas em litígio judicial.
Luísa já anunciou que irá para o PSD, partido presidido por Gilberto Kassab e que tem no Paraná a liderança do Governador Ratinho Jr. No entanto, Luisa pode até deixar o PTB antes, caso o Tribunal Superior eleitoral julgue a ação que a parlamentar moveu para sair da legenda de Roberto Jefferson.
O Deputado Filipe Barros tem dois possíveis destinos. O PP- Partido Progressista de Ricardo Barros e o PL – Partido Liberal para onde foi o presidente Jair Bolsonaro que deve disputar a reeleição.
Filipe Barros anunciou na semana passada que pretende disputar o governo do Paraná para dar palanque a Bolsonaro no estado. Porém não respondeu se estaria disposto a arriscar uma eventual reeleição à câmara federal.
Importante lembrar que para vereadores eleitos em 2020, o prazo da janela partidária será outro.