Política

Justiça absolve Barbosa Neto e ex-secretários

06 fev 2020 às 11:05

A justiça absolveu o ex-prefeito de Londrina Barbosa Neto, o ex-secretário de defesa social  Benjamin  Zanlorenci Junior , o ex-secretário de gestão pública Marco Antonio Cito e o ex-procurador-geral do município Sérgio Veríssimo de Oliveira Filho, num processo em que eram acusados de burlar a lei de licitações na contratação da empresa IPROCADE que realizou o concurso da guarda municipal entre 2009 e 2010.

A ação foi proposta pela promotoria de defesa do patrimônio público de Londrina e a decisão foi proferida pela juíza substituta da 4ª vara criminal Claudia Andrea Bertola Alves.

De acordo com os advogados dos acusados, a sentença constatou que “a conduta de Benjamin e Marco Cito não resultou em qualquer prejuízo ao Erário, haja vista que o contrato firmado pelo IPROCADE com o Município foi executado, em sua integralidade, por meio do valor das inscrições pagas pelos candidatos”.

O IPROCADE foi contratado por R$195 mil. A proposta de valor de inscrição apresentada pela empresa era de 4 mil candidatos pagantes gerando renda de R$200mil. O Concurso teve 5.347 inscritos.  

O MP ainda pode recorrer. À época, a promotoria também entrou com ação por ato de improbidade administrativa contra Barbosa Neto e os ex-secretários. Houve a condenação dos réus em primeiro grau, exceto de Sérgio Veríssimo- que fora absolvido. Para Barbosa, Cito, e Zanlorenci, o tribunal de justiça reverteu à decisão.

Fernando Brevilheri