Entidades, lideranças políticas e empresariais de Londrina e região vão defender junto ao Ministério da Infraestrutura a inclusão do Contorno Leste no novo modelo de pedágio que está sendo discutido no Paraná.
O projeto prevê a ligação da PR 445 -próximo ao posto serrinha - com a Br 369 em Ibiporã. A proposta tem o objetivo de retirar o tráfego pesado do perímetro urbano de Londrina. O fluxo de caminhões e ônibus que vem de Curitiba e quer se deslocar para o norte Pioneiro e divisa com São Paulo via Ourinhos, utiliza o arco leste (ainda em execução) que atravessa parte da cidade pela Avenida Harry Prochet.
Em videoconferência esta semana, o diretor de Transportes Rodoviários da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres, Guilherme Bianco informou a empresários do G7 e lideranças políticas que o projeto do Contorno Leste está fora do edital. O custo aproximado seria de R$300 milhões.
O argumento foi contestado pelo Deputado Tercílio Turini que lembrou Ponta Grossa será contemplada com investimentos na ordem de R$1 bilhão para obras viárias que vão retirar o fluxo pesado do município nos campos gerais.
Em entrevista à Rádio Tarobá FM, o deputado defendeu nova mobilização da sociedade para incluir o Contorno Leste de Londrina na modelagem. Segundo Tercílio, graças as audiências públicas da Alep e a mobilização da sociedade o Ministério vai mudar a praça de pedágio prevista inicialmente para a PR445 em Londrina.
Lote 4
O lote 4 prevê dentre outros projetos, a duplicação de 170 KM entre Umuarama e Cianorte; Contorno Norte de Londrina; Contorno Sul de Maringá e a Praça de Pedágio de Jataizinho – a mais cara do Paraná e a terceira mais cara do Brasil.
Guilherme Bianco disse que no caso de Jataizinho, a proposta é reduzir a tarifa de R$26,40 para cerca de R$11,00.