O Ministério Público expediu uma recomendação à prefeitura de Londrina para manter o isolamento social. Na prática, a orientação é para manter o comércio fechado como está.
Pelo decreto do prefeito Marcelo Belinati que vence domingo, apenas supermercados, farmácias, padarias, açougues e congêneres manteriam suas atividades.
A proximidade do prazo de validade do decreto aumenta a ansiedade e a pressão de vários setores da economia sobre o prefeito. O presidente da Acil Fernando Moraes publicou texto nas redes sociais pedindo calma. “O momento é de empatia e não existe lado certo e lado errado. Preservar vidas não é uma opção ou escolha. É prioridade” – destaca o empresário.
De acordo com a promotora Susana de Lacerda, a recomendação é pra obedecer as evidências científicas e epidemiológicas dos conselhos de medicina, estudos nacionais e internacionais.
Já o prefeito Marcelo Belinati deve anunciar sua decisão ainda nesta sexta-feira. Marcelo teve reuniões com representantes de vários setores e entidades e nesta manhã conversou com prefeitos da AMEPAR- associação dos municípios do médio Paranapanema.
Marcelo tem dito que vai seguir as orientações do comitê formado para a crise da COVID-19.
O ministério da saúde informou que o isolamento social evitou a disparada de casos no Brasil.