O desrespeito aos decretos municipais e medidas de distanciamento social contra o coronavírus não ocorrem apenas em Londrina. O blog recebeu diversas reclamações de moradores de Cambé que denunciam concentrações em postos de combustíveis, chácaras, bares e até no centro da cidade. “Parece que aqui não tem fiscalização, viatura passa e a baderna continua” disse um comerciante que pediu para não ser identificado.
No parque Manella, o alvo da reclamação é um posto de combustíveis as margens da PR 445 que tem sido palco de som alto e aglomeração de pessoas ingerindo bebida alcoolica. Videos enviados por moradores mostram dezenas de jovens bebendo em grupos e sem máscara, na calçada em frente ao estabelecimento. “Esse local já foi denunciado antes da pandemia por causa do barulho agora continua com aglomerações’ - informou um morador da região.
No final de semana teve até disparo de arma de fogo e boletim de ocorrência. Um tiro estilhaçou o vidro de uma kombi.
Resposta
O prefeito de Cambé José do Carmo Garcia informou que a fiscalização do município e a polícia militar estão agindo. “Os locais foram fotografados, fiscais lavraram autos de infração e encaminhamentos pedido de providências ao ministério público” afirmou .
O decreto municipal prevê multas que variam de R$160 a R$2.600, mas há estabelecimentos reincidentes que podem sofrer sanções mais severas e até cassação de alvará. Segundo José do Carmo, não há falta de fiscalização; “nossos fiscais estão atuando principalmente nos finais de semana e registrando as irregularidades” concluiu.
Números Covid-19
Em Cambé, o número de casos ativos da doença está em alta. Conforme o boletim desta segunda-feira, 31, a cidade tem 1.427 casos acumulados,1055 recuperados, 349 ativos e 21 óbitos.
337 pacientes estão em isolamento domiciliar, 8 em enfermaria e 4 em UTIs.