Política

Mulheres gritam fora Temer e criticam falta de políticas públicas

08 mar 2018 às 18:22

O Movimento 8M fez um protesto esta tarde na câmara. O manifesto começou na rua Senador Souza Naves próximo ao monumento à bíblia e seguiu para o prédio do legislativo. Na página do movimento numa rede social, a convocação era para a greve internacional do ato contra o “Retrocesso! Luta e resistência das mulheres contra o desmonte das políticas públicas Nacionais e Municipais. Com faixas e palavras de ordem, as manifestantes denunciaram a violência contra a mulher.

As lideranças reclamaram da falta de estrutura de órgãos municipais como a secretaria da mulher que não oferece as condições necessárias para atender a demanda.

Das galerias, gritaram “Fora Temer” e de quebra pediram a saída do prefeito Marcelo Belinati e do vereador Felipe Barros PRB. 

Pouco antes a câmara havia feito uma homenagem à mulheres que trabalham em diversos segmentos e que representam ongs que cuidam de animais. Por ser dia internacional da mulher, a sessão foi presidida pela única vereadora dessa legislatura, Daniele Ziober do PPS. Foi durante essa homenagem que o vereador Gui Belinati cunhou a seguinte frase:" Não fossem vocês, mulheres, os papéis estariam todos espalhados pelo chão".  E aqui cabe a correção. As manifestantes gritaram fora Belinati (referindo-se ao prefeito e não ao vereador como publiquei ontem).

No momento do protesto, a vereadora Daniele já não estava mais no plenário. A assessoria da câmara informou que Daniele recebeu duas representantes do movimento. Os vereadores abriram espaço na tribuna para o pronunciamento de uma das lideranças do 8M.

Tal situação mostra a crise de representatividade e a falta de sintonia entre os vereadores e movimentos sociais que defendem direitos das mulheres e minorias.

Quando gritavam palavras de ordem das galerias, muitos no plenário não conseguiam esconder o constrangimento. O fato é que os nobres edis estão distantes da realidade desses movimentos.