Política

Novo reitor toma posse e defende diálogo com governo

07 jun 2018 às 17:43

O reitor eleito da Universidade Estadual de Londrina Sérgio de Carvalho e o vice-reitor Décio Sabbatini Barbosa tomam posse neste sábado, às 19 horas no Teatro Ouro Verde. O decreto de nomeação foi assinado no dia 18 de maio pela Governadora Cida Borghetti (PP). A nova gestão vai administrar a UEL até 2022.

Em entrevista ao programa Jogo Aberto da TV Tarobá, Sérgio de Carvalho disse que pretende estabelecer uma relação harmoniosa com o governo do estado, diferente do que aconteceu na administração Beto Richa. Carvalho já teve contato com o novo secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Décio Sperandio e que o diálogo está garantido.

Sperandio assinou o diploma de graduação em economia de Sérgio de Carvalho na Universidade Estadual de Maringá. E deverá assinar também o termo de posse como reitor da UEL. Carvalho sabe que um dos desafios é diminuir o déficit de servidores e docentes que passa de 1 mil.

Desde 2014, a Universidade aguarda a liberação da abertura de concurso público. Dados da pró reitoria de Recursos Humanos revelam que há 87 docentes e 342 agentes universitários aguardando nomeação. Para anuência aguarda-se a liberação de 168 vagas para docentes e 505 para agentes universitários.

O novo reitor ressalta que o programa META 4 de Recursos Humanos instituído pelo governo Richa atacou a autonomia universitária. Foram retidos mais de R$6 milhões em receitas de custeio que prejudicaram a UEL.

Mas, numa negociação com o atual governo, já houve novas tratativas e o valor já diminuiu, ou seja, diminuiu o fardo sobre a universidade.

Sérgio de Carvalho é professor do Departamento de Economia do CESA (Centro de Estudos sociais Aplicados da UEL) e desenvolve pesquisas voltadas a despesas educacionais e hábitos de consumo das famílias. Tem experiência na área administrativa e já foi diretor do Centro.