A Polícia Federal e a Receita Federal desencadearam nesta quarta-feira 04, a operação NARCOBROKER que visa desarticular uma organização especializada em enviar cocaína para a Europa. Foram expedidos pela justiça federal em Curitiba mandados de prisão , busca e apreensão com alvos em Curitiba, Campo Largo, Matinhos, Paranaguá, Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Urubuci , Itajaí, Atibaia, Peruíbe, Santo André e Santos.
Um mandado de prisão foi expedido para cumprimento na Espanha. O Objetivo da operação segue a diretriz do comando da PF que tem foco na desestruturação do braço financeiro do bando.
Foram sequestrados cerca de R$40 milhões de reais em bens e imóveis supostamente adquiridos com recursos advindos do tráfico internacional de drogas. Fotos e vídeos enviados pela operação revelam o nível de ostentação que os membros do grupo desfrutavam.
Os investigadores iniciaram os trabalhos em 2019. A polícia Federal descobriu que integrantes da facção utilizavam empresas de fachada e fantasmas para comprar mercadorias de origem orgânica visando dificultar a fiscalização. As mercadorias eram coladas em conteiners e ocultavam centenas de quilos de cocaína que eram enviados para a Europa.
Foram apreendidas 13 toneladas de erva mate ativo biológico que será alienado antecipadamente por autorização judicial.
A Polícia e a Receita Federal vão dar mais detalhes da operação durante o dia.