Política

Pandemia retira renda e aumenta a informalidade

24 jun 2021 às 09:42

Que o calçadão de Londrina é ponto de comércio ambulante todos já sabem. Mas quem passa pela avenida Paraná já percebeu um aumento de trabalhadores informais. 

Um estudo do IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística revelou que esse é mais um fenômeno provocado pela Pandemia do novo coronavírus. A taxa chegou a quase 40% da população ocupada no final do ano passado.  

Com a chegada do inverno, é comum ver ambulantes comercializando agasalhos, meias, tocas e outros artigos de frio. Ambulantes montam bancas que acabam ocupando um bom espaço no passeio público.  

Além disso, muitos informais vendem gêneros alimentícios como frutas, verduras, legumes, doces, pães entre outros. 

Fiscalização 

Na tarde desta quarta-feira 23, havia ambulantes em praticamente toda extensão do calçadão de Londrina. Uma dupla da Gtam da Guarda Municipal – que faz patrulhamento com motocicletas, e viaturas da polícia militar faziam rondas pelo trecho. 

A fiscalização do comércio irregular de produtos no calçadão é responsabilidade da CMTU e os alimentos vendidos sem autorização são alvo da vigilância sanitária. Um segurança que faz a vigilância em uma loja no centro informou que aumentou muito o número de trabalhadores com a crise e praticamente não há fiscalização. 

Já a CMTU comunicou por meio da assessoria de comunicação que a fiscalização segue normalmente.