Política

Paralisação na coleta de lixo. Uma reflexão sobre quem manda

03 out 2017 às 17:38

A paralisação do serviço de coleta de lixo em Londrina propõe uma reflexão. Quem detém   rédeas da situação? Desde ontem trabalhadores da Kurica Ambiental, cruzaram os braços ontem e deixaram o lixo domiciliar acumulado nas calçadas.

O curioso é que os coletores não estão reclamando de salários e sim de condições de trabalho – como falta de manutenção de caminhões- e da demissão “supostamente injusta” de trabalhadores. Não é a primeira vez que, a categoria já parou o serviço por conta de problemas com EPIs – os equipamentos de proteção individual.

É inadmissível deixar milhares de contribuintes sem um serviço essencial por conta de um desacerto entre a contratada e seus colaboradores. Os interesses que cercam as relações de trabalho de qualquer empresa não são de domínio público. Mas tal fato fica evidente quando se trata de serviço público pago pelo cidadão.

O blog apurou que a empresa estaria estudando medidas judiciais para colocar na rua os organizadores da balburdia.

A CMTU justificou que tomou outras medidas conforme nota publicada aqui no portal. Mas o fato é que o lixo ainda está acumulado em frente as casas dos londrinenses.

Já são mais de 20 notificações desde o início do contrato em março. A pergunta que se faz é: Por que o problema ainda não foi resolvido.

A Kurica também enviou a seguinte nota:

Nota Pública

Os serviços de coleta dos resíduos domiciliares da cidade de Londrina foram paralisados na noite de 02/10/2017, ilegitimamente, como forma de tentativa dos funcionários de interferir nas decisões de gestão cabíveis à empresa Kurica Ambiental. As demais alegações feitas por esse grupo de funcionários é improcedente e são utilizadas como tentativa de justificar a paralisação.

É relevante destacar que: 

1) a empresa é diariamente fiscalizada pela CMTU;

2) A empresa paga todos os salários e benefícios rigorosamente em dia;

3)Os veículos são zero quilômetro, adquiridos especificamente para a execução deste contrato; 

4) a empresa possui estrutura, com garagem própria e oficina, dedicada exclusivamente para atender os equipamentos deste serviço; 

5) O Sindicato possui dois representantes na equipe, e não recebeu qualquer reclamação a nenhum título.

Assim, informamos que a empresa está efetuando as tratativas de resolução amigáveis e analisando todas as providências cabíveis para a retomada normal dos serviços.

A sociedade exige que a Prefeitura de Londrina por meio da CMTU resolvam o impasse e o serviço volte o mais rápido possível.