Política

Paraná deve enfrentar a pior semana desde o início da pandemia

15 jun 2020 às 10:21

O Paraná vai enfrentar essa semana o pior momento da Pandemia do novo coronavírus. O número de casos está crescendo em todas as regiões do estado, bem como a taxa de ocupação hospitalar e o número de óbitos.

Autoridades sanitárias decidem adotar medidas mais restritivas de combate à crise como reduzir número de estabelecimentos que atraem fluxo. Curitiba por exemplo, vai fechar a partir desta segunda-feira, igrejas, academias, bares, clubes recreativos, praças e parques.

Em Maringá, já se aproxima dos 800 casos positivos com 11 óbitos. A cidade avalia a possibilidade de alojar pessoas com a covid 19 em hotéis com objetivo de diminuir a contaminação intradomiciliar.

Cascavel anunciou neste domingo medidas mais restritivas. A partir desta segunda-feira entra em vigor o decreto municipal prevê ampliação do toque de recolher das 20h (antes era 22h) às 6h. O horário do comércio ficará mais restrito abrindo das 9h30 às 17h30 e as lojas deverão ficar fechadas no final de semana. Também haverá redução de circulação de ônibus no transporte coletivo. O município tem mais de 1.100 casos confirmados e 16 óbitos.

Na região norte, autoridades sanitárias e a casa civil devem convocar uma reunião com prefeitos da AMEPAR – Associação dos Municípios do Médio Paranapanema para ajustar medidas de aumento ao isolamento social. A diretora da 17ª regional de Saúde Maria Lúcia Silva Lopes informou ao blog que estão em pauta medidas como lockdown regional.

Segundo ela, algumas cidades estão abrindo comércio aos sábados enquanto outros não. Londrina por exemplo não autoriza o funcionamento das lojas aos sábados diferente de Cambé e Ibiporã que permitem o funcionamento. “Então qual é o objetivo de fazermos um isolamento ampliado ou lockdown? É não permitir que as pessoas saiam e não se contaminem ao mesmo tempo” – informou durante entrevista numa live.

Além dos órgãos oficiais de saúde duas entidades importantes emitiram nota alertando sobre o avanço da doença esta semana: O conselho Federal de Medicina e a Sociedade Brasileira de Infectologia.

O presidente da SBI Clóvis Arns alertou para a taxa de ocupação de leitos de pacientes com Covid 19: “Quase com certeza, vamos enfrentar a pior semana da epidemia da covid até agora em Curitiba e no Paraná. Mesmo hospitais privados de Curitiba já estão sem vagas de UTI ou com poucas disponíveis. Vários internamentos nas últimas 24 horas!“, reforçou.

OUÇA O PODCAST