Agentes da Polícia Federal e da Receita Federal cumprem desde o início da manhã desta terça-feira (8), mandados de prisão, busca e apreensão contra acusados de crimes de contrabando de veículos de luxo superesportivos, evasão de divisas, crimes fiscais e lavagem de dinheiro.
As ordens judiciais estão sendo cumpridas em Maringá e Cândido de Abreu. A justiça também acolheu pedido dos investigadores e bloqueou o equivalente a R$ 15 milhões em contas bancárias, imóveis e veículos dos suspeitos.
A operação batizada de Super Trunfo encontrou indícios de irregularidades na compra de automóveis de alto luxo e superesportivos da Europa. Dentre as marcas estão BMW, Porsche, Ferrari entre outros. Conforme a PF alguns modelos custaram até R$ 2 milhões de reais e foram licenciados no Paraguai eram mantidos e utilizados no Brasil com placas do país vizinho.
A investigação que já tem dois anos constatou também a aquisição de outros automóveis de luxo adquiridos no Brasil e diversos bens imóveis pagos mediante operações ilegais de câmbio conhecidas como dólar-cabo e euro-cabo, nas quais são realizadas transferências internacionais mediante compensações que burlam o sistema financeiro nacional.
A ocultação do verdadeiro proprietário de bens e a dissimulação de sua origem ilícita, bem como a conversão dos valores ilegais configuram ato de lavagem de dinheiro. A PF e A Receita devem divulgar mais detalhes ainda nesta terça.
Foto: Divulgação/PF