A Prefeitura de Londrina renovou o contrato com o Hospital do Coração para alocação de 50 leitos de UTI adulto. O termo aditivo prevê mais 30 dias de utilização para pacientes do SUS com Covid-19.
É a segunda vez que a prefeitura de Londrina estende o contrato com a instituição particular. No requerimento o município de Londrina justifica que “o vírus da Covid-19 ainda permanece em circulação na cidade, apresentando crescimento dos casos confirmados, bem como a necessidade de leitos de UTI para tratamento dos pacientes; Considerando a necessidade de manter em observação o cenário municipal nos próximos 30 (trinta) dias, a fim de praticar atos mais assertivos com a progressão ou regressão da doença;”.
A Secretaria de Saúde de Londrina registrou aumento significativo no número de casos ativos da Covid-19. O secretário Felippe Machado atribuiu o fato a alguns fatores: laboratórios privados que atrasaram envio de exame; pequenos surtos (como um churrasco noticiado pelo Grupo Tarobá de Comunicação que contaminou 10 pessoas): surtos em hospitais e até num grupo de índios.
No requerimento não há valores, mas se considerarmos contratos anteriores, o custo para o município era de R$1.600 por leito/dia.