Política

Prefeitura vai comprar munição não letal para GM

17 abr 2020 às 13:29

A prefeitura de Londrina vai adquirir munição não letal para espingardas calibre 12. O termo de referência foi publicado no jornal oficial do município e informa que “as munições serão empregadas em atividades operacionais de patrulhamento, prevenção e proteção de pessoas e próprios públicos, evitando os distúrbios e desordens”.

A secretaria de defesa social justifica que é urgente à contratação de empresa para fornecimento das munições antimotim para espingarda calibre 12 visto que a Guarda Municipal de Londrina atua na proteção dos próprios públicos, contenção de manifestações populares, desordens, rebeliões, motins, turbas, invasões e etc.

Ainda sobre as justificativas, o termo informa que “com a recente Pandemia causada pela infecção pelo Coronavírus e o decreto determinando o isolamento social, o comércio fechado, a quantidade de trabalhadores autônomos e a economia em crise, inúmeros trabalhadores precários devem ficar sem sustento, podendo ocasionar confrontos como os já vistos em outros países que passaram a mesma situação.” O valor máximo é de R$34.020,00.

O secretário de defesa social de Londrina Pedro Ramos informou que desde que assumiu procurou aumentar o profissionalismo da GM principalmente depois que o Ministério da Justiça equiparou as guardas à atividade de polícia.

Segundo ele,  processo de compra de munição não letal já começou no ano passado: “Primeiro atualizar os SPARC (armas de choque), principalmente no apoio ao SAMU para conter pessoas surtadas. Os outros tipos de munição não letal são muito comuns em turba lidar com multidão situação e agora coincidiu com esse momento que a gente tá vivendo de pandemia”.

Ramos explicou que o ministério da Justiça estabelece uma espécie de protocolo para a ação das forças de segurança em caso de necessidade como motins, turbas e manifestações.

Uma escala de ações que começam com: seleção de pessoal com teste físico é psicológico, verbalização, treinamento de defesa pessoal e imobilização. Depois o uso de armas não letal SPARC- arma de choque, antimotim, plástico e borracha.