Política

Risco de colapso hospitalar "pós festas" coloca autoridades em alerta

19 dez 2020 às 09:33

A Fundação FIOCRUZ divulgou uma nota técnica esta semana que colocou autoridades em alerta em todo país, principalmente nos estados onde os casos de Covid 19 estão crescendo - o Paraná é um deles.

Os estudos técnicos levam em consideração a taxa de contaminação (r0) e projeta os dados para a primeira e segunda quinzenas de janeiro. Este é o período em que os especialistas terão informações consolidadas após as festas de final de ano.

A probabilidade de aglomeração em reuniões familiares, almoços, jantares, ceias e no período de férias aumenta sensivelmente nesta época é maior , o que também eleva o risco de transmissão.

Mesmo que todas as pessoas que irão se confraternizar usem máscara, façam uso de álcool 70, lavem frequentemente as mãos e adotem medidas de distanciamento, ainda assim há um percentual de pessoas que irão se contaminar - inevitável.

O Governo do Paraná já informou que a PM irá agir de maneira mais enérgica no litoral onde há expectativa de movimento intenso nos próximos quinze dias. Além disso, as férias coletivas de inúmeras empresas potencializam o risco de proliferação do novo coronavírus. Uma das medidas do novo decreto do governador Ratinho Jr é a obrigatoriedade de uso de máscara até mesmo na areia.

As autoridades nem pedem mais para que as pessoas fiquem em casa, porque sabem que isso é uma missão impossível, Assim, as autoridades municipais estão reforçando orientações para uso de máscara e outros cuidados.

Outro fato que preocupa é o aumento no número de acidentes de trânsito e ocorrências policiais relacionadas a brigas, agressões, desavenças familiares e outros.

De acordo com a polícia rodoviária, o volume de tráfego aumento em até 30% nas rodovias e em alguns pontos o movimento cresce até 80% dos dias normais, sobretudo em estradas de acesso a balneários e áreas de lazer.

Abaixo o link com a nota técnica da fiocruz.

https://portal.fiocruz.br/documento/nota-tecnica-o-fim-do-ciclo-de-interiorizacao-sincronizacao-da-epidemia-e-dificuldades-de