Muito se fala sobre a possível cassação do vereador Boca Aberta (PR), mas nenhuma linha sobre seu suplente. Por isso, o blog conversou com José Roque Neto (o ex-padre Roque). Padre Roque surgiu na política e se elegeu vereador em 2008 pelo PTB com 2.708 votos. Foi presidente da Câmara, teve uma atuação tranquila que o alçou a prefeitura na condição de interino pois a justiça eleitoral cassou Antonio Belinati, e determinou nova eleição em 2009. Barbosa Neto (PDT) venceu Luiz Carlos Hauly (PSDB) nessa disputa.
Padre Roque (e ele era padre mesmo) assumiu a administração e não deixou a desejar, haja vista a situação ruim em que se encontravam as finanças do município. Pois bem. Roque deixou a batina, mas não a política. Deu apoio político a Marcelo Belinati (PP) o que lhe rendeu um cargo em comissão na secretaria do Idoso. José Roque Neto é presidente do PR- Partido da República e 1º suplente de Boca Aberta. Questionado sobre se assumiria o cargo caso Boca Aberta seja cassado Roque respondeu que gostaria que Petriv fizesse a diferença. “Eu estou graças ao bom Deus neste trabalho maravilho com a pessoa idosa, quanto assumir, espero que todo processo da Câmara seja resolvido. Sou suplente do Boca realmente, se acontecer alguma coisa vou estar a disposição. Mas torço que tudo se resolva para o Boca de maneira coerente da parte da Camara”, concluiu.
José Roque é muito comedido ao falar, dando a impressão que não está sedento pela vaga. “Por isso o trabalho dele é bom. É inteligente. Eu já disse pessoalmente pra ele mudar a maneira de falar. Mas também respeito a personalidade dele”, resumiu sobre o polêmico Boca Aberta. Mas os conselhos de Roque não foram totalmente ignorados. Fontes da Câmara revelam que Emerson Petriv mudou. Está tranquilo, e até elogiando vereadores que julgava inimigos. Depois de quase sair no tapa com Jamil Janene numa reunião na Câmara, Boca Aberta tem se mostrado gentil e cordial com o Pepista. Pode ser uma estratégia, porque os recursos judiciais para evitar a cassação têm fracassado (mas muitos estão pendentes porque apenas a liminar foi indeferida porém aguardam o julgamento do mérito) o mais recente ação para tirar Rony Alves PTB da Comissão Processante da qual é o relator e deve apontar pela cassação do mandato.
Se Padre Roque ficar na prefeitura pode gerar um novo desgaste político para Marcelo Belinati. Isto porque o prefeito foi criticado por içar dois vereadores Madureira, e Tio Douglas (titular e primeiro suplente da coligação) para abrir espaço para Jamil Janene. Roque entende que Belinati não faria isso de novo. E Se fizer quiser bancar viria para a vaga na câmara o 2º suplente Francis Cavalcanti do PRTB.