Dos 11 candidatos a prefeito de Londrina definidos em convenção partidária, três ainda estão sem vice oficializado. São eles Filipe Barros PSL, Márcio Stamm do PODEMOS e Tiago Amaral PSB.
O portal Tarobá News publicou nesta quarta-feira (16), a lista com o perfil dos 11 candidatos que pretendem disputar o pleito. A escolha do candidato à vice-prefeito é estratégica na composição da chapa.
Os critérios para a escolha do vice são variados de acordo com partido, perfil e tempo no horário eleitoral. Muitos partidos entendem que o vice deve agregar em algum ponto. A opção por uma mulher – por exemplo- dá à chapa uma cara de pluralidade e atrai voto feminino.
Há também quem prefira candidatos a vice que representem alguma etnia como a colônia japonesa que tem boa fatia do eleitorado.
Outro fator que tem sido muito discutido pelos marketeiros de campanha é a rejeição do candidato. Agrega mais quem não tem rejeição do que velhos nomes da política tradicional. Pelo calendário eleitoral, os partidos têm até o dia 26 para definir as chapas. Depois é aberto prazo para eventuais pedidos de impugnação.