O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) homologou no início da tarde desta sexta-feira (2), a empresa que fará o trabalho de agulhamento, sinalização que fará a conexão da pista antiga da BR-163, com a pista nova, cerca de 21km de trecho já duplicado, mas ainda não liberado para utilização.
O documento é o sinal verde para que o processo tenha sequência, restando agora apenas os trâmites burocráticos, assinatura de contrato e posterior assinatura de ordem de serviço para que os trabalhos de fato comecem.
A LCM CONSTRUÇÃO E COMÉRCIO S.A apresentou lance de R$ 52.038.499,4600 e havia ficado em segundo lugar na licitação, mas com a desclassificação da primeira colocada, por não atender a todos os quesitos do edital, foi convocada.
Duplicação da BR-163
A obra de duplicação do trecho iniciou em 2014 e até agora somente a etapa entre Cascavel e Lindoeste foi concluída. De Lindoeste até Marmelândia há vários segmentos de pista duplicada, porém, sem possibilidade de uso por falta de sinalização. Outro exemplo é a nova ponte sobre o rio Iguaçu, em Capitão Leônidas Marques, pronta, mas nunca utilizada.
O edital não trata de uma retomada da obra, e sim de um paliativo para a eliminação de pontos críticos.
A licitação contempla também o trecho entre Toledo e Marechal Cândido Rondon, além da BR-467, entre Cascavel e Toledo. Estão previstos serviços de sinalização horizontal e vertical, manutenção, roçada, limpeza e melhorias da pista.