ELEIÇÕES 2024

132ª Zona Eleitoral de São João do Ivaí atende eleitor de 101 anos

02 mai 2024 às 10:02

Na última sexta-feira (26), a servidora Priscila Santos Mendes, da 132ª Zona Eleitoral de São João do Ivaí, atendeu o senhor Antônio André Ribeiro Filho, conhecido na comunidade como “Seu Tunico”, que tem 101 anos de idade. Ele procurou os serviços da Justiça Eleitoral para coletar a biometria e refazer o Título de Eleitor para poder votar nas Eleições 2024.


O chefe da 134ª Zona Eleitoral, Juliano Junior Silvério, que acompanhou o atendimento, reforça que o senhor Antônio é um exemplo de cidadania. “Ficamos imensamente felizes no Cartório quando um idoso de 101 anos, brincalhão, bem lúcido, chegou para ‘arrumar’ o seu Título para votar este ano, já que ele não votava, facultativamente, há muito tempo”, declarou. 


“É muito importante para as novas gerações ver o interesse cívico do ‘Seu Tunico’ em buscar ficar em situação regular com a Justiça Eleitoral mesmo aos 101 anos e, o mais importante, em exercer o direito ao voto. Um grande exemplo a todos nós”, completou Juliano.



Voto facultativo


No Brasil, a partir dos 70 anos de idade, o voto se torna facultativo, mas não deixa de ser um direito. Por conta disso, para as pessoas idosas, a ausência às urnas (mesmo sem justificar) não implica nenhum tipo de penalização. 


Isso ocorre ainda que a pessoa com mais de 70 anos passe três eleições sem votar (cada turno conta como uma eleição). Nesse caso, o Título também não será cancelado, diferente do que acontece com aqueles que ainda têm a obrigação de comparecer ao pleito.


A única situação em que o Título de Eleitor de alguém acima de 70 anos será cancelado é caso ocorra uma revisão do eleitorado e a pessoa não compareça. No Paraná, a última vez que esse procedimento aconteceu foi entre 2009 e 2019. 


Por conta disso, quem não compareceu nesse período de revisão deve dirigir-se ao Cartório Eleitoral de seu município para realizar a coleta biométrica até o dia 8 de maio (data do fechamento do cadastro) se desejar votar na Eleição Municipal de 2024.