A Justiça Eleitoral transmite ao vivo a auditoria de urnas eletrônicas no Paraná neste domingo (06).
De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a medida busca demonstrar o funcionamento e a segurança dos aparelhos; a partir das 7h30, através da impressão da zerésima pela urna (prova de que não há nenhum voto dentro do equipamento).
As cédulas de papel preenchidas no último sábado (5), após a definição das urnas por colaboradoras e colaboradores voluntários, são transformadas em voto digital na urna eletrônica.
No caso da auditoria realizada no TRE-PR, as cédulas foram preenchidas por auditores da Controladoria Geral do Estado do Paraná (CGE), cadetes da Academia Policial Militar do Guatupê, universitários e servidoras e servidores do Ministério Público Federal, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9).
Após a transferência de dados, a urna imprime um Boletim de Urna e o sistema emite também um relatório para a verificação do funcionamento do aparelho.
Em Londrina, uma urna foi sorteada para o teste de autenticidade (Seção 097 da 157ª Zona Eleitoral), que verifica se o sistema da urna eletrônica é o mesmo autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O procedimento é realizado pelo juiz eleitoral, na presença das entidades fiscalizadoras, do presidente de mesa e de mesários.
Até o final da manhã, de acordo com o Desembargador Luiz Osório Moraes Panza, o balanço das eleições no Paraná é positivo e não há um grande registro de ocorrências relacionadas a crimes eleitorais no estado.
O processo de auditoria pode ser acompanhado através deste link.