Na última terça-feira (9), foi realizada, em 26 escolas da rede municipal de ensino de Curitiba, a edição de 2024 do Projeto Eleitor do Futuro. Participaram da ação, promovida pela Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, aproximadamente 10 mil estudantes do Ensino Fundamental (de 6 a 14 anos).
Em Curitiba, a iniciativa elege os representantes dos grêmios estudantis, por meio dos quais muitos estudantes aprendem o sentido e a importância da política no dia a dia de cada cidadão.
Além das alunas e dos alunos, o projeto mobilizou diversos profissionais nas escolas e na Secretaria Municipal da Educação, que acompanharam ativamente o transcorrer das eleições. Pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), estiveram presentes as servidoras Melissa Formighieri e Daniele Artigas, da Seção de Educação para a Cidadania Política (SECP), integrante da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-PR).
Para realizar a eleição, as equipes dos Cartórios Eleitorais da capital se empenharam em preparar as urnas e garantir o suporte no dia da votação. Enquanto isso, as alunas e os alunos que se candidataram participaram de debates, realizaram campanha e produziram materiais para divulgar suas propostas.
O projeto
De iniciativa da EJE-PR, o projeto Eleitor do Futuro promove educação para a cidadania política e contribui para a qualificação de eleitoras e eleitores, bem como de futuras candidatas e de futuros candidatos.