ELEIÇÕES 2024

Falta uma semana para o Teste de Confirmação, nova etapa do Teste da Urna 2023

08 mai 2024 às 18:52

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza, de 15 a 17 de maio, o Teste de Confirmação, segunda etapa do Teste Público de Segurança da Urna (TPS) 2023. Dois grupos de investigadores que participaram da primeira fase do evento, realizada de 27 de novembro a 2 de dezembro do ano passado, voltam à Corte Eleitoral para testar uma versão aprimorada das urnas eletrônicas e dos sistemas eleitorais correlatos.


A principal finalidade do Teste de Confirmação é garantir que todos os achados apontados na primeira fase do evento tenham sido corrigidos antes das Eleições Municipais 2024. Por indicação da Comissão Avaliadora, a partir de quarta-feira (15), as equipes formadas por integrantes da Polícia Federal (PF) e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) repetirão cinco planos executados no Teste da Urna de 2023 para verificar se as evoluções incorporadas ao sistema eletrônico de votação foram suficientes para barrar as investidas.


Serão submetidas à ação das participantes e dos participantes as urnas dos modelos 2022 e 2020, com os respectivos firmwares (programas que fazem tarefas de controle do hardware) e mídias eletrônicas. Também podem ser testados: Gerenciador de Dados, Aplicativos e Interface com a Urna Eletrônica (Gedai-UE); Software de Carga; Software de Votação; Sistema de Apuração; Kit JE-Connect; entre outros sistemas previstos no edital do evento.


Além das participantes e dos participantes, também estarão presentes no evento sete pesquisadores do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Os acadêmicos darão suporte às investigadoras e aos investigadores durante a execução dos planos de reteste.