Com 100% das urnas apuradas, a votação deste domingo (6) em Londrina, norte do Paraná, terminou indefinida para o executivo. Os candidatos Tiago Amaral (PSD) e Professora Maria Tereza (PP) seguem em campanha para a disputa definitiva que ocorre no próximo dia 27 de outubro.
O segundo turno é realizado em cidades com eleitorado apto superior a 200 mil. Londrina é segundo maior colégio eleitoral do Paraná, com 399.730 votantes. Para vencer em primeiro turno, um dos candidatos deveria ter recebido a maioria absoluta dos votos - metade mais um dos votos válidos.
Sem a definição neste domingo, os dois candidatos com o maior número de votos seguem com a campanha.
Conheça os candidatos
Tiago Amaral
O candidato recebeu no primeiro turno das eleições 2024 um total de 113.032 de votos.
Com 38 anos, Tiago nasceu em Londrina. Formado em Direito, atuou como advogado, com foco em Gestão Pública e Direito Público. Foi Controlador-Geral do Paranacidade, instituição responsável por políticas que estimulam o desenvolvimento dos municípios, até assumir o cargo de deputado estadual, em janeiro de 2015.
Reeleito em 2018 e 2022, Tiago presidiu a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná).
Essa não é a primeira vez que deputado concorreu à Prefeitura de Londrina. Em 2020 ele havia recebia 10.808 votos e não conseguiu ser eleito.
Professora Maria Tereza
Com 62.590 votos no primeiro turno, caso eleita, a Professora Maria Tereza (PP) será a primeira mulher a administrar Londrina.
Nascida em Guiratinga, Mato Grosso, em 6 de outubro de 1980. A candidata é advogada, professora e foi secretária de Educação de Londrina entre 2016 e 2024, deixando o cargo para concorrer ao Executivo.
Apoiada pelo atual prefeito de Londrina Marcelo Belinati, a professora tem também possui formação como interprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), pós-graduada em Gestão Pública pelo Centro de Lideranças Públicas e com diversos cursos na área, entre eles a Kennedy School, escola de governo da Universidade de Harvard, Estados Unidos, e na Inper, uma das mais renomadas da América Latina.