ELEIÇÕES 2024

Pesquisadores portugueses e UTFPR conhecem sistema eletrônico

16 jun 2024 às 17:21

Nesta sexta-feira (14), pesquisadores da Universidade de Aveiro (Portugal) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) conheceram o sistema eletrônico de votação brasileiro. O evento aconteceu no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e fez parte das atividades preparatórias da II Conferência Internacional de Políticas Públicas e Ciência de Dados, que a UTFPR sediará na próxima semana.


Participaram do evento o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, presidente do TRE-PR, o desembargador eleitoral José Rodrigo Sade, diretor do Laboratório de Inovação e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e o Prof. Dr. João Marques, que coordena projetos em inovação em órgãos públicos de Portugal e de outras instituições internacionais. O secretário de Tecnologia da Informação (SECTI) do Tribunal, Gilmar José Fernandes de Deus, fez uma palestra sobre a segurança das urnas.


O professor da UTFPR Christian Carlos Souza Mendes considerou que a visita foi muito importante para conhecer o processo eleitoral. “É um processo extremamente robusto, muito bem feito, muito bem planejado. O sistema é totalmente aberto, para que as pessoas possam identificar, validar, verificar”, conta.


Já o professor doutor João Marques afirmou que pôde constatar aquilo que já é de reconhecimento internacional sobre as eleições no Brasil: “o voto eletrônico brasileiro é uma referência de agilidade e transparência. Tive a oportunidade de conhecer melhor a forma como as barreiras de segurança permitem que esse seja um sistema fielmente transparente, seguro e confiável”.


Presenças


Também participaram do encontro a diretora-geral do TRE-PR, Solange Maria Vieira; o coordenador de Infraestrutura de TI, Max Luiz de Carvalho; a coordenadora de Sistemas, Desiree Hernandez Mausbach Ricco; e o coordenador de Serviços e Ambiente, Marcos Fábio Portela. Pela UTFPR, estiveram presentes os professores Lincoln Herbert Vieira, Ricardo Fernandes da Silva e Ana Paula Myszczuk.