Para combater a desinformação durante as eleições no estado, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) conta com o projeto Gralha Confere. A iniciativa recebe dúvidas da população sobre conteúdos que envolvem o processo eleitoral, a segurança do voto e a legitimidade da Justiça Eleitoral, publicados em sites e nas redes sociais.
Como denunciar
Salvar o número (41) 3330-8500 no celular;
Enviar uma mensagem para esse contato por WhatsApp para iniciar a conversa. A primeira resposta será automática;
Ler com atenção as mensagens e digitar “6” para denunciar uma notícia falsa;
Na sequência, enviar fotos, arquivos, vídeos ou áudios para que a denúncia seja apurada.
Após receber a denúncia, a equipe do TRE-PR faz a verificação jornalística das informações e classifica os conteúdos em “falso”, "verdadeiro” ou “impreciso”. Também são produzidas matérias informativas sobre temas que geram dúvidas na população, chamadas de “Gralha Explica”, e textos com sugestões de canais para o eleitorado conhecer, com o selo “Gralha Indica”. Além de realizar as checagens e publicá-las no portal, o projeto compartilha áudios, cards e vídeos com instituições parceiras.
Regulamentação
Implementado pelo TRE-PR nas Eleições de 2020, o Gralha Confere foi regulamentado pela Portaria n° 153/2022 com o objetivo de aumentar o potencial informativo sobre o processo eleitoral em âmbito regional, esclarecer o eleitorado, auxiliar a cobertura jornalística e manter a integridade do pleito.
Em 2022, durante o período eleitoral, foram publicadas 45 checagens no portal do Gralha Confere. Ao longo daquele ano, o site recebeu 83 mil visitantes e 110 mil acessos. Em 2023, o canal cresceu ainda mais, totalizando 201 mil visitantes e 222 mil acessos.
Pilar da nova gestão
O combate à disseminação de notícias falsas é um dos principais pontos de atenção da nova cúpula diretiva do TRE-PR para o biênio 2024-2025. Entre as medidas já adotadas pelo presidente eleito, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, estão a instituição da “Comissão de Enfrentamento à Desinformação” e o desenvolvimento de uma parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), que prevê iniciativas voltadas ao combate às fake news, considerando os novos desafios introduzidos pelo uso da inteligência artificial (IA) nas campanhas eleitorais.
SIADE - Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral do TSE
Por meio do site do TSE, o sistema recebe,a exemplo do Gralha Confere, denúncias de conteúdos falsos que ameaçam a integridade da Justiça Eleitoral, como em alegações de fraude, contagem fraudulenta de votos, de violação das urnas ou que atinjam servidores e colaboradores do TSE e dos TREs. Acesse o SIADE na página do TSE.
Aplicativo Pardal
O aplicativo Pardal oferece às cidadãs e aos cidadãos um canal para denunciar irregularidades em campanhas eleitorais de todo o país. O app recebe ocorrências de desinformação que atinge candidatos ou partidos e de propaganda irregular, como compra de votos e crimes eleitorais.
As denúncias feitas por meio do aplicativo serão encaminhadas ao Ministério Público Eleitoral, responsável por apurá-las. Ao denunciar um conteúdo, a eleitora ou o eleitor pode escolher realizá-la de forma anônima ou não.