Nesta semana, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) atende mulheres privadas de liberdade (presas provisórias, que aguardam julgamento) nos municípios de Londrina, Piraquara e Cascavel.
No município do norte paranaense, foram realizados, nesta segunda-feira (6), 42 atendimentos na Cadeia Pública Feminina de Londrina: 9 alistamentos, 8 transferências, 9 revisões e 16 dispensas de multas.
Participaram da iniciativa o juiz da 157ª Zona Eleitoral de Londrina, doutor Mauro Henrique Veltrini Ticianelli; a servidora Adriana Gonçalves Palma Messias, do Gabinete da Diretoria-Geral; o servidor Hugo Gonçalves de Matos Junior, da 41ª ZE; e os atendentes Thiago José Souza Custódio, Fernando Junior Vaciski de Camargo e Wellington Nalin da Silva.
Na Penitenciária Feminina do Paraná, localizada em Piraquara, a ação é realizada nesta segunda-feira (6) e nesta terça-feira (7), para atender as 104 mulheres privadas de liberdade que se encontram na instituição.
O presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, acompanhou os trabalhos na Penitenciária Feminina do Paraná, em Piraquara. O magistrado destacou que a iniciativa, pioneira no estado, abrange ações de alistamento e regularização eleitoral em instituições prisionais, em cumprimento a uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Além do presidente do TRE-PR, acompanharam os trabalhos nesta tarde em Piraquara o desembargador Ruy Mugiatti, do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo - Fiscalização do Sistema Carcerário; o juiz da 155ª ZE de Piraquara, doutorAndre Doi Antunes; o promotor eleitoral da 155ª ZE, Alfredo Andreazza Dal Lago; a diretora da Penitenciária Feminina do Paraná, Alessandra Prado; a vice-diretora da Penitenciária Feminina do Paraná, Fabiana Mafra; a diretora de tratamento penal, Lizandra Bueno; o secretário de Planejamento e Logística de Eleições e de Inovação, Valcir Mombach; o chefe do Cartório da 155ª ZE, Sérgio Luis Versolato de Abreu; e o chefe da Assessoria da Polícia Militar do TRE-PR, Major Fábio Deiverson Ribeiro.
Em Cascavel, a ação será realizada na Penitenciária Estadual Thiago Borges de Carvalho. O objetivo é promover o acesso de todas as pessoas aos serviços prestados pela Justiça Eleitoral - como emissão, regularização e transferência de Título - até a data do fechamento do cadastro (8 de maio).