ELEIÇÕES 2024

TRE-PR reforça a importância da participação de PcDs nas eleições

16 mai 2024 às 16:42

Desde 2012, o Dia Mundial da Conscientização sobre a Acessibilidade é celebrado na terceira quinta-feira do mês de maio. A data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) busca orientar e conscientizar sobre a causa. No Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), a inclusão das pessoas com deficiências é um dos pilares da gestão 2024/2025.


As ações desenvolvidas pelo Tribunal têm como objetivo promover a superação de barreiras arquitetônicas, tecnológicas, atitudinais, entre outras. Para isso, é necessário estar ciente das necessidades desse público. 


Mesários com deficiência


Desde abril, aquelas e aqueles que desejam se inscrever como mesárias e mesários voluntários nas eleições podem indicar sua eventual deficiência ao preencher o cadastro. Essa informação é essencial para que a Justiça Eleitoral possa atendê-los da melhor maneira, de acordo com as necessidades individuais.


Além da participação como mesários, também é fundamental que as pessoas com deficiência sejam candidatas, já que são os eleitos que representam a população. Para contribuir com a formação de candidatas e de candidatos com deficiência, a Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR) lançou, em maio, o curso “Candidaturas com Acessibilidade e Inclusão - Um Caminho Necessário para a Igualdade” para discutir o assunto.


Representatividade


No Brasil, cerca de 18,6 milhões de pessoas possuem alguma deficiência, conforme os dados do Censo de 2022, o que equivale a 8,9% da população. O módulo Pnad Contínua 2022 revelou que, no Paraná, esse número é de mais de 1 milhão de pessoas. 


Para incentivar o exercício do voto das pessoas com deficiência, o TRE-PR nomeou a influenciadora Pietra Silvestri como embaixadora de acessibilidade. Ao compartilhar sua experiência como mesária e como eleitora, Pietra incentiva a autonomia e a importância de essas eleitoras e de esses eleitores escolherem seus representantes.