ELEIÇÕES 2024

Vereadores mirins do interior do Paraná são diplomados em cerimônia

22 mai 2024 às 09:32

Nesta terça-feira (21), foram diplomados as vereadores e os vereadores mirins eleitos pelo projeto Parlamento Jovem, de iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR) em parceria com  com a Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED). 


O presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, abriu o evento destacando a importância do projeto para a formação política e cidadã de crianças e adolescentes. “[A diplomação] é de fundamental importância para o TRE-PR pois é uma das formas de mantermos contato com a sociedade paranaense”, acrescentou.


Em seguida, o diretor-executivo da EJE-PR e membro da Corte do TRE-PR, desembargador eleitoral Anderson Ricardo Fogaça, afirmou que o Parlamento Jovem “fortalece o vínculo e revigora o compromisso com a democracia”. Aos diplomados, desejou que exerçam seus papéis efetivamente e aprendam com o projeto.


Para a técnica pedagógica do programa Parlamento Jovem na SEED, Gislaine Ronise Feuser, “é muito importante que iniciativas como essa aconteçam dentro do ambiente escolar e atinjam os nossos estudantes”. Ela ainda ressaltou que a escola também é um local para a formação como cidadãos e cidadãs.


A chefe do Cartório da 28ª Zona Eleitoral, Andréa Silva Milanin, apontou que “a Justiça Eleitoral, junto com as escolas e os professores, têm oferecido a oportunidade de conhecer o funcionamento do processo eleitoral como um todo”. Por meio da iniciativa, os estudantes podem participar como candidatos, mesários e eleitores.


A chefe do Núcleo Regional de Educação de Pitanga, Angela Maria Danilo Brandalise, relatou que vê a ação como uma forma de conscientizar os jovens sobre seu papel na democracia. Nesse sentido, Melissa de Assis Alencar, vereadora mirim do Colégio Estadual Cívico-Militar Osmar Guaracy Freire, de Apucarana, observou que o projeto é um “incentivo ao exercício da cidadania plena”.


ParaGregory Szeremeta, vereador mirim do Colégio Cívico-Militar Gregório Szeremeta, de Reserva, essa é uma “experiência tangível da responsabilidade democrática”. A professora Márcia Almeida Calisto apontou as vozes confiantes e assertivas como um diferencial dos estudantes. Segundo ela, eles serão “agentes de mudança em suas próprias comunidades”.



Visitas



Ao final do evento, o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, sorteou três escolas para visitar e conversar com os estudantes diplomados pelo projeto. As visitas serão realizadas no Colégio Estadual João Maffei Rosa, em Juranda; Colégio Estadual Tarsila do Amaral, em São José dos Pinhais; e no Colégio Estadual Miguel Nassif Maluf, em Wenceslau Braz. As datas ainda serão agendadas.