Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
ELEIÇÕES 2024

Vereadores mirins tomam posse na Câmara Municipal de Curitiba

23 mai 2024 às 10:15
Por: TRE-PR
Foto: Divulgação

As vereadoras e os vereadores mirins do Colégio Cívico-Militar Yvone Pimentel e do Colégio Estadual Santa Gemma Galgani foram empossados na manhã desta quarta-feira (22), em uma sessão na Câmara Municipal de Curitiba. Os estudantes foram eleitos pelo projeto Parlamento Jovem, desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR) em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED).


Representando os vereadores mirins empossados, Beatriz Hatanaka Martins, estudante do Colégio Cívico-Militar Yvone Pimentel, destacou em seu discurso: “trazer a política para dentro da escola é mais que necessário”. Para ela, as colegas e os colegas diplomados representam o “futuro com vontade de mudança”.


O membro da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e diretor-executivo da EJE-PR, desembargador eleitoral Anderson Ricardo Fogaça, parabenizou os empossados e destacou o papel que passarão a exercer: “é muito importante e significativo que, desde a juventude, vocês participem da vida política, da democracia e da cidadania”. 


Já o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, reforçou que os vereadores mirins representam uma comunidade, na qual farão a diferença. “Surgem aqui líderes comunitários e políticos”, ressaltou. 



Vereadores mirins empossados

Outras notícias

Veja o que acontece com quem não votou e não justificou a ausência

Prefeitos de Cambé, Ibiporã e Rolândia tomam posse; veja como foram as cerimônias

Tiago Amaral e vereadores tomam posse em cerimônia realizada na Câmara de Londrina



Como vereadores do Colégio Estadual Santa Gemma Galgani, foram empossados os estudantes João Victor de Souza Álvaro Rosa, David Rodrigues Regloski, Maria Clara da Silva Cordeiro e Nicoli Dias Galcer. Como suplentes, foram eleitos os estudantes Guilherme Gomes da Silva, Amabille Trangancin, Cristian Henrique Gonçalves e Debora Cristina Lima.


No Colégio Cívico-Militar Yvone Pimentel, os vereadores mirins que tomaram posse são Luís Henrique Pinheiro Gonçalves, Kaua Vinicius Raska, Lucka Rutilio Batista de Luz, Lucas Luiz Machado Memitz, Isabela Meira Farias Wolski e Beatriz Hatanaka Martins. Os suplentes são Beatriz Vitória de Oliveira, Bianca Soares Baptista, Manuella Fernandes Quirino, Julia Yasmin Scremin de Lima e Eduarda de Souza.



Composição da mesa


A mesa diretiva da posse dos vereadores mirins foi composta pelo presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson; pelo vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Luiz Osório Moraes Panza; pelo diretor-executivo da EJE-PR e membro da Corte do TRE-PR, desembargador eleitoral Anderson Ricardo Fogaça; pelo  presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), vereador Marcelo Fachinello; pelo primeiro-secretário da CMC, vereador Osias Moraes; pelo segundo-secretário da CMC, vereador Mauro Bobato; pelo primeiro-vice-presidente da CMC, vereador Tito Zeglin; e pelo segundo-vice-presidente da CMC, vereador Mauro Ignácio.



Presenças


Estiveram presentes à cerimônia de posse o coordenador-executivo da EJE-PR, Domício Ribeiro Prates Filho, e a chefe da Seção de Educação para a Cidadania Política (SECP), Mary Natsue Ogawa. 

Representando as Secretarias de Educação do estado e da cidade, comparecem a coordenadora do Departamento de Programas Especiais da Educação, Adriana Rigon; o coordenador do Núcleo Regional de Educação de Curitiba, Mário Fernando Veronez; a chefe do Núcleo de Educação, Laura Patrícia Lopes; o representante dos Colégios Cívico-Militares Carlos Augusto Rei; a técnica pedagógica do programa Parlamento Jovem na Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED), Gislaine Ronise Feuser; e os representantes da SEED Fabiano Ferreira, Silvio Turra, Bruno de Souza e Mário Fernando.



Segunda etapa do projeto



Após tomarem posse na Câmara Municipal, começa a segunda parte do projeto, que consiste em conhecer a função de vereador. Nessa etapa, as estudantes e os estudantes aprendem sobre a organização pública, o orçamento público, o controle social e outros requisitos e assuntos que fazem parte da rotina no Legislativo.


Após um ano de mandato, os vereadores mirins devem apresentar um projeto de lei, que será analisado e votado pelo plenário. Em anos anteriores, foram aprovados projetos voltados ao enfrentamento do bullying nas escolas e à preservação do meio ambiente, como no projeto que deu origem à Semana do Ambientalismo Consciente.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Vereador assume cargo de deputado após eleição de prefeito em Assis Chateaubriand

Cidade
Imagem de destaque

Prefeito Marcelo Belinati parabeniza Tiago Amaral e diz que dia 1º volta a ser médico

ELEIÇÕES 2024

Não votou no 2º turno? Eleitor tem até 60 dias para justificar ausência; saiba como

ELEIÇÕES 2024

Abstenção: número de eleitores que deixaram de votar sobe no segundo turno em Londrina

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Cascavel entra para história com a nova construção do Centro de Convenções e Eventos do Oeste

Cidade
Londrina e região

Rota do Natal em Londrina começa a funcionar neste domingo a partir das 10h

Cidade
Londrina e região

Parada LGBTQIA+ de Londrina é adiada e voltará ao formato de passeata

Paraná
Paraná

Acidente com quatro veículos deixa uma pessoa morta e quatro feridas na BR-277, em Guarapuava

Cidade

Papai Noel gigante será inaugurado no Lago Igapó II neste domingo

Podcasts

Podcast Conversa com Nassif | EP 10 | Lançamentos da Prestes Construtora

Podcast PodFala com a Tai | EP 5 | Música, Carreira e Paixão | Mateus Moretti

Podcast Café Com Edu Granado | EP 40 | Superação e Aprendizado | Daniel Cardoso

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.