"Civismo são práticas assumidas como deveres fundamentais para a vida coletiva, visando preservar a harmonia e melhorar o bem-estar de todos. Mais especificamente, o civismo consiste na dedicação pelo interesse público e também pela política de um País, fidelidade, paz ou honra em relação à Pátria; patriotismo".
Com essa definição do que é o Civismo, o prefeito Leonaldo Paranhos abriu as solenidades alusivas à Semana da Pátria desta quinta-feira (5) na Escola Municipal Diva Vidal pela manhã, reafirmando o compromisso dele com a Educação. "Se o civismo quer dizer isso, é isso que precisamos fazer; é isso que estamos fazendo, transformando as escolas em espaços de harmonia e bem-estar", concluiu.
As atividades cívicas de hoje tiveram continuidade no período da tarde no Colégio Estadual Wilson Joffre, com a garota maior. A diretora, Edna Anita Lopes Soares, agradeceu a oportunidade da comunidade escolar receber o Fogo Simbólico da Pátria, a Banda da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada e as autoridades para um ato tão educativo e histórico. "Nosso coração se enche de orgulho verde-amarelho, pois é uma semana de muita reflexão e de repensarmos nosso papel enquanto cidadãos".
Nas duas ocasiões o prefeito Paranhos fez questão de marcar presença, ao lado da secretária de Educação, Marcia Baldini, de representantes do Legislativo e da comunidade. A Banda do Exército, que além da execução dos Hinos Nacional e da Independência, também alegra jovens e crianças tocando músicas populares. Pela manhã, outra importante presença na solenidade de hoje foi da canoísta Ana Paula Vergutz, medalha de bronze dos últimos Jogos Panamericanos, que recepcionou o Fogo Simbólico da Pátria, acompanhada dos alunos da Escola Diva Vidal.
Para a secretária de Educação, Marcia Baldini, apesar de o Currículo para a Rede Municipal de Ensino de Cascavel já contemplar o resgate da História do Brasil, na Semana da Pátria este trabalho é bem mais expressivo e cumpre com o objetivo de enfatizar os valores da Nação para as gerações mais jovens. "Um País sem História é um País sem presente e sem futuro, e essas crianças que estão aqui são as futuras gerações, aqueles que estarão nos nossos lugares, de prefeito, secretários, professores e militares. E nós temos que ensiná-los a História do nosso País, o conhecimento científico, e acima de tudo, a serem cidadãos humanizados, com respeito, com ética, e cidadania", declarou.
Atividades desta sexta (6)
9h: Recepção do fogo simbólico, acendimento da pira com hasteamento das bandeiras, execução do Hino Nacional.
Local: Escola Municipal Atílio Destro
Endereço: Rua Portugal, 1230, Jardim Nova Itália
Desfile de 7 de Setembro - Sábado
8h30: Chegada do fogo simbólico, acendimento da pira com hasteamento das bandeiras.
9h: Início do Desfile Cívico-Escolar-Militar
Local: Avenida Brasil, entre as ruas Carlos de Carvalho e Carlos Gomes
12h: Encerramento da Semana da Pátria 2019.
Portal do Cidadão