Cinema

Festival Kinoarte termina com oficina de roteiro

22 nov 2017 às 17:35

A última atividade do 19º Festival Kinoarte de Cinema será especial: nesta sexta-feira (24) e no sábado (25), o premiado diretor e roteirista Carlos Daniel Reichel vai ministrar, em Londrina, a oficina “Storytelling: drama e roteiro de cinema”, na qual vai abordar não só a arte de contar histórias (storytelling, em inglês), como também conceitos consagrados do drama e da escrita para cinema e televisão.

“A arte de contar histórias é uma das atividades mais antigas da humanidade, seja em uma simples rodada de conversa ou na tela de cinema”, afirma Reichel, que iniciou sua carreira como estagiário da produtora O2 Filmes. “Contamos histórias porque precisamos, aprendemos e entendemos o mundo através dela”, ele explica.

"A quantidade de pessoas que têm ideias para filmes e têm vontade de transformá-las em material fílmico é enorme em uma cidade universitária como Londrina”, avalia Artur Ianckievicz, um dos organizadores do Festival Kinoarte. “Poder contar com uma oficina que auxilia justamente nesses primeiros passos da confecção e formatação de um projeto cinematográfico é uma oportunidade grande e não deve ser perdida", ele acredita.

A oficina com Reichel acontece na sexta às 19h e no sábado às 9h, na sede da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), na Rua Minas Gerais, em frente ao Calçadão, área central. As inscrições custam R$ 15 e podem ser feitas no site kinoarte.org.

Carlos Daniel Reichel co-escreveu e dirigiu os curtas “Quinta Coluna” e “Garoto VHS”, ambos exibidos e premiados em festivais dentro e fora do Brasil. Cursou mestrado em escrita dramática na New York University, onde desenvolveu projetos sob supervisão de Annie Baker, Walter Bernstein e Spike Lee. Escreveu e dirigiu o documentário “Vale Tombado”, sobre o tombamento histórico dos bairros Rio da Luz e Texto Alto, em Santa Catarina, além de assinar a adaptação cinematográfica do livro infantil “A Flauta Mágica” e os roteiros do projeto documental “Jaraguá do Sul 2026”. Atualmente prepara seu primeiro longa de ficção, cujo projeto foi vencedor do Edital Catarinense de Cinema.

(assessoria)