Após chamamento público para seleção de dois grupos musicais ou bandas percussivas para dividirem a programação do Trio Elétrico do Bloco Bafo Quente, o resultado foi divulgado pela comissão curadora. As duas bandas de Londrina que estarão presentes no Carnaval de Rua 2020 serão “Orquestra Ouro Verde” e “Bloco Pé Vermelho”. A comissão utilizou critérios para a seleção como a qualidade musical do trabalho, a familiaridade do repertório com a festa do carnaval, a potência percussiva em sintonia com o estilo do Bloco Bafo Quente e a trajetória do grupo em sua relação com a cidade.
Além do grupo anfitrião (Bloco Bafo Quente) e selecionados, também haverá a participação de convidados especiais durante o cortejo, que vai percorrer ruas da cidade de Londrina. A concentração do trio elétrico, no dia 23 de fevereiro (domingo), vai começar às 15h no Zerão e seguir até o Aterro do Igapó (em breve também será divulgado o trajeto). A realização do projeto é da Associação dos Profissionais de Dança de Londrina e Região Norte do Paraná (APD), com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC). No ano passado, o trio reuniu mais de 25 mil pessoas nas ruas.
Criado em 2013, a banda “Orquestra Ouro Verde” toca música brasileira que permeia várias vertentes, tendo a alegria como característica principal. O grupo começou com samba-canção e gafieira, mas, aos poucos, foi inserindo “novas brasilidades” ao repertório. Este, contudo, foi ampliado para ritmos mais dançantes e festivos, sobretudo o axé, que rege o estilo da banda atualmente. No repertório,, há canções de artistas como Pablo Vittar, Novos Baianos, Beto Barbosa, Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Dona Onete, Gilberto Gil, Timbalada, entre outros. A banda é formada por Lua Specian (vocal), Sara Delallo (baixo), Rafael Fuca (guitarra), André Gião (guitarra), Braulio Morais (bateria) e Marcelo de Siqueira (percussão).
O “Bloco Pé Vermelho” é um grupo de percussão formado, em sua maioria, por estudantes universitários que fazem parte de outras baterias de samba e que se reúnem para trocar experiências, com o objetivo de fortalecer a cena musical em Londrina. O batuque dos estudantes acontece desde agosto de 2016. Levando em seu nome uma homenagem à cidade, o Bloco aspira a se tornar referência quando o assunto é bateria universitária. O grupo percussivo é fruto da parceria entre os ritmistas e a Liga das Baterias Universitárias de Londrina (LBL), que nasceu em junho de 2016, e conta atualmente com treze baterias de diferentes cursos universitários da UEL, UTFPR, PUC-LON e Unifil.
Carnaval 2020
O projeto do Carnaval de rua 2020 inclui ainda uma programação especial para as crianças no dia 22 de fevereiro (sábado), conduzida pelo CLAC, e um encerramento no dia 25 de fevereiro (terça-feira), com o trio parado na Praça Nishinomiya, do Aeroporto, Região Leste, onde o Bloco Bafo Quente tem fechado tradicionalmente sua programação nos últimos anos, com grande sucesso de público.
Em 2020, o Carnaval de Rua do Bloco Bafo Quente terá um tema especial, que estará presente não só no repertório, mas também nas campanhas e materiais de divulgação. “Por trás da fantasia, todo mundo é igual”, frase de Marcelo Quintanilha eternizada na voz de Daniela Mercury, é o mote para o Bloco mostrar como a festa de carnaval tem muito a ensinar sobre tolerância, diversidade e igualdade de direitos e deveres.
SERVIÇO:
Carnaval de Rua de Londrina 2020
*Toda a programação é gratuita
Bloquinho do CLAC
Data: Dia 22/02 (sábado)
Horário: 15 horas
Local: Zerão (próximo à academia ao ar livre, Sabor&Ar e Av. Amintas de Barros)
Trio Elétrico do Bloco Bafo Quente
Data: Dia 23/02 (domingo)
Horário: 15 horas
Local: Concentração no Zerão (área em frente à rotatória do Moringão e Rua Gomes Carneiro)
Paradinha do Trio com o Bloco Bafo Quente
Data: 25/02 (terça-feira)
Horário: 17 horas
Local: Praça Nishinomiya (Av. Santos Dumont, praça em frente ao Aeroporto, bairro Novo Aeroporto)
Fonte: N.Com