Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Unimed

A importância de ser criativo com crianças curiosas

20 nov 2019 às 15:50
Por: Unimed Cascavel

Entre 2 e 4 anos de idade, começa a fase dos porquês. E parece que esse período vai ser interminável. Afinal, são tantas perguntas que dá a impressão de que as dúvidas não acabarão nunca. Segundo os especialistas, essa fase da infância é absolutamente normal, pois questionar tem um papel fundamental no desenvolvimento. E os pais precisam estar preparados para esclarecer as questões que surgem e transformá-las em aprendizado, muitas vezes, não apenas para a criança, mas para a própria família. Se você ainda não foi surpreendido por uma pergunta que precisou ir buscar a resposta na internet para, pode ir se preparando, pois esse dia vai chegar...


Não diga ‘não sei’ o tempo todo

É importante que, quando o pequeno fizer questionamentos que os pais não saibam o que responder, de fato, digam que não sabem, pois eles também precisam entender que, nem sempre, os familiares têm a resposta. Se estiver ocupado, fale a verdade. Contudo, segundo os especialistas em educação, para estimular a curiosidade e o aprendizado das crianças, é fundamental não dar respostas vazias, do tipo ‘é assim mesmo’, ‘porque sim’, ou simplesmente ‘não sei’. Se não sabe, diga que vai procurar a resposta e, no momento oportuno, relembre a pergunta e dê um retorno convincente. Assim, o pequeno se sentirá valorizado e perceberá que as pessoas à sua volta também estão envolvidas com as suas dúvidas. E, certamente, sempre que tiver algum questionamento continuará estimulado a perguntar.

Nessa fase, a criança passa a ter acesso a muitas informações e aprende muito rápido e em pouco tempo. Como consequência, os benefícios no seu aprendizado são inúmeros, a começar que aumenta o seu vocabulário e desenvolve novas percepções sobre os hábitos e fatos do seu cotidiano.

Outras notícias

Assista a live da Unimed Cascavel sobre Rede de Cuidados Continuados

Assista a live da Unimed sobre Mês do Cuidado Masculino

Outubro Rosa! Assista a live da Unimed Cascavel

Estímulos ao aprendizado

• As mais variadas situações podem ser tornar alvo da curiosidade das crianças. Elas costumam demonstrar grande interesse por alguns temas em particular. Os fenômenos da natureza têm grande importância para elas. A chuva, os trovões e as diferenças entre noite e dia, sol e lua, frio e calor, sempre rondam o seu imaginário. É bom estar atento a essas respostas.

• A origem dos seres humanos costuma despertar questionamentos. Como o bebê vai parar na barriga da mamãe, como as crianças nascem, como se tornam adultos também são assuntos recorrentes.

• Procure dar respostas diretas, curtas e contextualizadas com o universo da criança. Os pais devem fugir de explicações científicas, complexas e dar respostas ligadas ao que ela vivencia em seu cotidiano.

Truques que incentivam a criatividade

• O ócio facilita a criatividade. Logo, evite manter a criança ocupada o tempo todo. Segundo especialistas, uma agenda lotada de atividades, sem tempo livre, tira dela a oportunidade de estimular a sua criatividade. A criança precisa ficar sem fazer nada de vez em quando. Dessa forma, tem a chance de desenvolver suas ideias, imaginação e motivação nos momentos de tédio.

• Brincadeiras ao ar livre e sem brinquedos. Sempre que possível, leve o pequeno para parques, praças, praia ou a uma rua calma próxima de casa. Enquanto brinca livremente, ele cria e organiza o seu mundo, aprende coisas novas e memoriza o que aprendeu. Além disso, é no faz de conta que a criança pode se ver desempenhando vários papéis, enquanto constrói a própria personalidade. Brincar também ajuda a desenvolver habilidades cognitivas e psicomotoras, além de auxiliar na sua socialização.

• Evite deixar seu filho mais de uma hora por dia com tablets, celulares ou à frente da TV. Criança que fica muito tempo com essas tecnologias tem seu desenvolvimento afetado, pois dessa forma, não brinca e nem interage com a família.


Veja também

Relacionadas

Unimed
Imagem de destaque

Capacitação de profissionais da saúde em fase prática

Unimed
Imagem de destaque

Núcleo da Obesidade da Unimed Cascavel orienta pacientes

Unimed

Quais atitudes melhoram o dia a dia de pessoas com deficiência?

Unimed

Brasil amplia cobertura vacinal nas regiões de fronteira

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Casal é flagrado em ato obsceno em plena luz do dia no Bosque Central de Londrina

Cidade
Cascavel e região

O que se sabe até o momento da morte de homem em veículo incendiado no Interlagos

Cidade
Londrina e região

Moradores se mudam de chácara por medo após invasão de homem em Londrina

Cidade
Londrina e região

Alerta de sequestro em Londrina era desentendimento comercial, confirma PM

Cidade
Londrina e região

Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS) será inaugurado no aeroporto nesta quarta-feira

Podcasts

Podcast Café Com Edu Granado | EP 42 | A Comunicação Liberta | Jeniffer Koyama

Podcast Falando de Gestão | EP 40 | A Importância da Capacitação Profissional | Ricardo Matsumoto

Podcast Pod Tah | EP 38 | Os Desafios do Empreendedorismo | Fernanda Garcia

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.